Compartilhe

A barra de endereços de um navegador é algo bem importante. Se não escrevemos o endereço do site, digitamos diretamente o que queremos pesquisar, e o Google faz o resto. E a Awesome Bar do Firefox foi por anos uma referência entre as barras de endereços. Porém, tudo nessa vida acaba, e o seu reinado vai chegar ao fim em breve.

A Mozilla está pronta para lançar a QuantumBar, a nova barra de endereços do Firefox, com design mais moderno e novos recursos. A atualização é necessária, já que os desenvolvedores poderão aproveitar dos novos recursos para soluções mais flexíveis e com melhor desempenho trabalhando com o navegador.

 

 

QuantumBar, a nova barra de endereços do Firefox

 

 

Talvez a parte mais interessante da QuantumBar é que, inicialmente, o usuário não vai perceber a diferença, já que a Mozilla não quer mudar radicalmente a experiência da barra de endereços da noite para o dia. As mudanças são estéticas e adicionam recursos, sem retirar coisas.

Por exemplo, uma das mudanças está na barra de endereços flutuante acima da interface do navegador, ocupando mais espaço que o normal. Mas quando você visita um site, ela volta ao seu tamanho e design originais, ficando flutuante apenas quando clicamos na barra.

A nova barra também tem mais opções nas sugestões de busca, que apareceram primeiro, para depois mostrar as páginas que salvamos nos favoritos e no histórico. Ao clicar fora da barra, tudo desaparecerá, voltando a aparecer quando voltamos a clicar na barra.

A busca também mudou, facilitando a troca entre os buscadores. Conforme escrevemos, será ressaltada a parte da sugestão que ainda não escrevemos, para saber que, se escolhemos esta opção, o navegador preenche o restante do termo buscado automaticamente. Com os resultados de marcadores e histórico, acontece o contrário: o que estamos escrevendo é o que aparece no resultado.

A nova barra de endereços do Firefox estará disponível a partir da próxima atualização do navegador (Firefox 68), mas os usuários já podem testar essa funcionalidade.

 

Via Mozilla


Compartilhe