Quantos GB de internet consome o Spotify, e como reduzir o consumo de dados | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quantos GB de internet consome o Spotify, e como reduzir o consumo de dados | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Quantos GB de internet consome o Spotify, e como reduzir o consumo de dados

Quantos GB de internet consome o Spotify, e como reduzir o consumo de dados

Compartilhe

Eu sou um geek velho com mais de 40 anos de idade, e ainda conto com uma enorme biblioteca de músicas em MP3 no meu smartphone. Porém, reconheço que o Spotify é muito popular, com um acervo impressionante para os fãs de música. Por isso, é importante que os usuários da plataforma saibam exatamente quanto pode custar no seu pacote de dados ouvir as playlists disponíveis na plataforma, e como economizar esse consumo de dados.

Talvez eu não preciso me preocupar com isso, pois eu tenho um generoso pacote de dados (100 GB por mês, cumulativos… obrigado, Oi, pela graça alcançada), mas você deve se preocupar. E é por isso que esse post existe.

 

 

 

Quantos dados de internet são necessários para ouvir uma música no Spotify

 

O Spotify na sua configuração padrão consome 2 MB ou mais para reproduzir uma música de 3 minutos de duração. Ou seja, 60 minutos de música podem consumir 40 MB, e 10 horas de música podem resultar em quase meio GB de dados consumidos.

Ou seja, é fundamental que você conte com um plano de dados que suporte essa demanda. Caso contrário, você vai ficar sem internet para as outras atividades do dia a dia. E aqui, você tem duas saídas: ou contrata um plano de dados generoso, ou contrata um plano de dados com zero rating para o Spotify, ou seja, planos que são isentos de consumo de dados para a plataforma de streaming.

De qualquer forma, existem diferentes ajustes da qualidade de reprodução de áudio do Spotify, e a quantidade de dados vai depender da qualidade da canção. Você pode ajustar a qualidade da música a ser reproduzida na plataforma em Configurações > Streaming.

A qualidade normal reproduz as canções a 96 kilobits por segundo. A alta qualidade é reproduzida a 160 kbps, e a qualidade extrema a 302 kbps. Por padrão, o Spotify está configurado no automático, com qualidade baseada na conexão do usuário, e sempre a pelo menos 96 kbps.

A qualidade normal faz com que uma canção de 3 minutos utilize 2 MB de dados. Na alta qualidade, vai usar 3.5 MB, e na qualidade extrema, vai usar 7.5 MB. Os números podem cair se você volta a reproduzir uma música que você escutou antes, pois o Spotify armazena as canções no cache do smartphone.

 

 

 

 

O típico consumo mensal de dados com o Spotify

 

Se você ouve músicas no Spotify durante 30 minutos por dia, terá um consumo de 0.5 GB ao mês na qualidade normal, e 2.2 GB na qualidade extrema. Uma hora de música por dia consome 1.2 GB na qualidade normal e 4.5 GB na qualidade extrema. Duas horas por dia consomem 2.4 GB na qualidade normal e 9 GB na qualidade extrema.

 

 

 

O que acontece com as playlists offline

 

As versões gratuitas e premium do Spotify consomem a mesma quantidade de dados, mas o plano Premium permite o download de até 3.333 músicas. Esse é o limite por dispositivo, e você pode repetir o processo com até três dispositivos. Dessa forma, as músicas são reproduzidas em modo offline, ou seja, dispensando a necessidade de uma conexão com a internet e, por tabela, o consumo de dados para a sua reprodução.

 

 

 

Como utilizar menos dados no Spotify

 

Basta configurar a qualidade da reprodução para normal. Além disso, faça o download das músicas apenas nas redes WiFi, desativando a opção de download através das redes móveis. A opção está disponível na mesma tela para controles de qualidade de música. Você também pode colocar a qualidade de reprodução para mínima e desativar o Canvas.


Compartilhe