Quantos GB de dados móveis você gasta assistindo um episódio de série da Netflix?

Compartilhe

Eu sei que você, amigo leitor consciente e racional, não está saindo de casa e está cumprindo o isolamento social para ajudar nesse grande problema que o mundo está enfrentando (e se você não está fazendo isso porque entende que tem o direito de sair de casa a todo custo, mesmo que não seja por motivos essenciais, lamento pela sua existência, mas você está fazendo errado – fique bem longe de mim).

Mas em algum momento no futuro, muitos de nós vamos poder sair para seguir com a vida dentro de um novo normal (o mundo que você conhecia não existe mais). Por isso, é hora de pensar no que fazer nesse novo cenário.

E uma das coisas que as pessoas vão fazer em qualquer lugar é aquilo que muitas delas já estão fazendo hoje: assistir filmes e séries na Netflix pela tela do smartphone, é claro!

A Netflix está sendo a fonte de salvação das pessoas em tempos de quarentena. Assistir aos filmes e séries disponíveis na plataforma é uma ótima maneira de não enlouquecer no meio do caos. E o aumento substancial de assinantes que o serviço recebeu mostra que muita gente quer mesmo manter a sanidade rindo e chorando com as vidas alheias na ficção.

Um impacto imediato no aumento da demanda da Netflix foi a redução da qualidade de conteúdo. Isso foi feito para não saturar o consumo de banda de internet, e para que todos possam utilizar o serviço de forma minimamente satisfatória.

E uma dúvida que muitos usuários tem em mente nesse momento (e já pensando no futuro, onde pode assistir filmes e séries deitado no gramado do parque em um belo sábado de sol) é: quantos dados móveis podem consumir um episódio de 60 minutos na Netflix?

A pergunta fica no ar, já que a maioria dos usuários da Netflix contam com uma rede WiFi em casa. Logo, vão dar pouca atenção para o consumo de dados ao assistir os episódios.

Pois bem… vamos eliminar essa dúvida.

 

 

 

Quantos dados gasta um episódio de série na Netflix?

 

 

Essa quantidade de dados móveis que um episódio de série da Netflix consome pode variar, dependendo da qualidade de imagem que o usuário escolher.

A plataforma permite que você selecione a resolução do conteúdo a ser reproduzido, e um episódio de até 60 minutos em resolução padrão pode consumir 1 GB de dados. O mesmo episódio em resolução HD pode consumir até 3 GB por hora. E o episódio com resolução Ultra HD pode consumir até 7 GB de dados.

É fundamental ter isso muito claro na sua mente, especialmente quando você não tem uma conexão WiFi perto de você. Caso contrário, você vai drenar o seu pacote de dados muito rapidamente. Uma opção que a Netflix oferece e pode ajudar é o modo Automático, que acaba equilibrando o consumo para entregar uma boa qualidade de imagem. Nesse modo, você pode ver até quatro horas de conteúdo por GB de dados.

Por outro lado, o modo de Economia de Dados permite a exibição de até 6 horas de conteúdo por GB de dados. Já o último modo, que entrega a qualidade máxima e consumindo o maior volume de dados possível, só é recomendado para quem tem um plano de dados ilimitado, ou que tem o consumo da Netflix em modo zero rating (sem desconto da franquia). Aqui, os episódios são exibidos com a máxima qualidade, mas o consumo é de 1 GB a cada 20 minutos.

 

 

 

Quer um conselho?

 

 

Se você ama tanto a Netflix e quer assistir às séries e filmes disponíveis na plataforma em qualquer lugar, você tem duas opções na vida:

1) Ou contrata um plano de dados que já inclui a Netflix sem consumo de franquia (modo zero rating);

2) Ou faz o download de tudo o que você pretende assistir antes de sair de casa ou do escritório via WiFi, para uma visualização posterior em modo offline.


Compartilhe