Quanto tempo a Sony vai levar para fabricar uma unidade do PlayStation 5? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quanto tempo a Sony vai levar para fabricar uma unidade do PlayStation 5? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | Quanto tempo a Sony vai levar para fabricar uma unidade do PlayStation 5?

Quanto tempo a Sony vai levar para fabricar uma unidade do PlayStation 5?

Compartilhe

É fato que a Sony possui um menor poder econômico que a Microsoft para produzir os seus consoles, mas isso não quer dizer que a empresa não conte com uma arma secreta para produzir o PlayStation 5 em larga escala: a fábrica de Kisarazu, que conta com os robôs mais avançados do mundo, pode fabricar uma unidade do PS4 em apenas 30 segundos.

Essa é uma importante vantagem da Sony contra os seus rivais: é a única empresa que também é fabricante de tecnologia e eletrodomésticos (considerando que a sua concorrência dentro do mercado de videogames é composta nesse momento por Microsoft, Nintendo, Google e Amazon), além de ser uma das melhores empresas do mundo na fabricação de eletrônicos, ao lado de Samsung e LG.

Ou seja, a Sony pode fabricar os seus consoles dentro de suas próprias fábricas, dispensando a necessidade em terceirizar essa missão, controlando cada um dos passos de fabricação com precisão milimétrica. Dessa forma, a empresa pode fabricar consoles mais rápido e com um preço menor.

 

 

 

Desde 1994 a Sony usa robôs na fabricação dos seus consoles

 

 

Foi justamente com essas metas em mente que a fábrica de Kisarazu foi criada. Essa filosofia existe desde a criação do primeiro PlayStation, em 1994.

A Sony sempre manteve em segredo o processo de fabricação dos seus produtos. Nem mesmo os funcionários podem entrar em determinadas áreas da cadeia de montagem nas fábricas. Porém, a Nikkei Asian Review recebeu uma autorização especial para visitar a fábrica de Kisarazu, onde os robôs de fabricação mais avançados do mundo foram descobertos.

 

 

Desde 2018, uma linha de produção de apenas 31.4 metros é ocupada praticamente apenas por robôs. E é essa linha de produção que fabrica uma unidade do PS4 a cada 30 segundos, ou pouco mais de 1 milhão de unidades do console por ano.

Na fábrica, existem 32 robôs fabricados pela Mitsubishi Electric, que são encarregados por 99% do trabalho. Quatro pessoas apoiam em tarefas secundárias, como alimentar a cadeia com placas mãe ou empacotar os consoles com fabricação finalizada. Muito provavelmente não existe outro lugar do planeta que pode manipular robôs em um processo de fabricação de produtos eletrônicos como nessa fábrica da Sony.

 

 

O maior feito dessa fábrica está no manejo das partes flexíveis do console. Os robôs são muito bons manipulando materiais como o plástico ou o papel, pois é difícil calcular a pressão necessária para não romper os cabos ou as placas flexíveis quando manejadas em alta velocidade.

 

 

Dos 32 robôs disponíveis na fábrica, 26 se dedicam exclusivamente a manipular os cabos e outros componentes flexíveis do console. Algumas máquinas só seguram e inserem cabos nos slots, e outros robôs giram a placa no ângulo correto. É um processo muito delicado para o pouco espaço disponível dentro do console para encaixar os cabos e conexões. Toda a montagem do console é feita pelos robôs.

 

 

E por causa dessas fábricas como a Kisarazu, a Sony pode vender consoles potentes e complexos como o PS4 a preços mais acessíveis. Essa relação custo benefício foi essencial para garantir o sucesso do PlayStation ao longo da história, e isso tende a se repetir quando o PlayStation 5 for lançado no final do ano.

 

 

Via Nikkei Asia Review


Compartilhe