Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Quanto de RAM o seu próximo smartphone precisa ter?

Quanto de RAM o seu próximo smartphone precisa ter?

Compartilhe

Eu escrevi recentemente um artigo onde dizia que o seu smartphone precisa ter “o suficiente” de memória RAM para atender as suas necessidades. Porém, entendo que é melhor entrar em detalhes para deixar uma resposta mais precisa para os leitores.

 

 

 

O papel da RAM varia de acordo com o sistema operacional

 

 

Para quem ainda não sabe (e deve ter gente que não sabe, pois a audiência é rotativa), RAM é a memória utilizada para armazenar dados temporários, utilizada pelo sistema operacional para as instruções do momento.

A quantidade de RAM pode variar de acordo com o smartphone, indo dos 2 GB até os 12 GB. O iOS usa menos RAM que o Android, e um dos principais motivos para isso acontecer é que o sistema operacional do Google precisa trabalhar com diferentes dispositivos, com características tão diversas, o que faz com que o software consuma mais recursos de hardware.

Já o iOS só é utilizado em um dispositivo: o iPhone. E, independente das diferentes versões de hardware desse telefone, o seu sistema operacional é totalmente otimizado para esses telefones, consumindo assim uma menor quantidade de recursos.

 

 

 

Quanto de RAM preciso para ser feliz?

 

 

Para quem só quer navegar na web, ver suas redes sociais, enviar mensagens e utilizar o telefone para o básico, 4 GB de RAM podem ser suficientes no começo, mas a longo prazo, não.

Um cálculo exato para uma resposta não existe. Cada usuário dá um uso muito diferente para o smartphone, e o conjunto de aplicativos instalados podem resultar em um maior ou menor consumo de RAM. E os cenários são muito diferentes neste caso.

Apps como Instagram, Spotify e Netflix consomem mais recursos de hardware, assim como o Google Chrome e os games, que podem devorar a sua RAM rapidamente. Ou seja, se você usa o smartphone para games e entretenimento online, 4 GB de RAM não são suficientes.

Talvez você fique na dúvida se vale a pena pagar a mais para ter um smartphone com 8 GB ou 12 GB de RAM. Então, saiba que a resposta é SIM se você usa jogos com gráficos mais elaborados, ou se você quer dar uma vida útil maior ao telefone. Smartphones gaming contam com grande quantidade de RAM para não sofrer de perda de desempenho.

No final das contas, quanto mais RAM você puder ter, é melhor. Porém, se o preço do telefone procurado é muito mais caro do que você pode pagar, analise o uso que você vai dar ao dispositivo e as necessidades que você tem com ele.

Quem sabe pode ser melhor procurar pela melhor relação custo-benefício no lugar de ter um modelo top de linha.

 

 

Via Make Use Of


Compartilhe