Compartilhe

Hoje, todo mundo usa o YouTube. Qualquer pessoa conectada na internet já assistiu a um vídeo dentro da plataforma mais popular do planeta dentro desse segmento, e muitos de nós abandonamos o hábito de assistir a TV tradicional para consumir conteúdos de entretenimento, notícias, esportes e variedades através da plataforma online.

O YouTube se tornou um gigante do mundo do entretenimento, a ponto de se aventurar no universo das séries originais, algo que durou pouco. Mesmo assim, ainda pode oferecer milhares de horas de conteúdos dos mais diferentes segmentos, que certamente vão atender aos anseios de uma nova geração que encontrou uma fonte de diversão prática, acessível e gratuita.

Logo, não é um absurdo pensar que o YouTube é um grande competidor no segmento de streaming de vídeo, e uma enorme pedra nos sapatos de outras gigantes como Netflix, Amazon Prime Video, Hulu, Disney+, Apple TV+ e outras. Ser um serviço gratuito é um bom argumento ao seu favor, e é mais do que natural ver milhões de usuários se conectando à plataforma que, ainda por cima, tem um aspecto de rede social, já que podemos deixar comentários nos vídeos que assistimos.

O YouTube é muito mais interessante para qualquer pessoa quando utilizamos a plataforma em um serviço de internet ilimitado, tal e como temos em nossas residências ou escritórios (pagando um valor mensal por essa internet, obviamente), pois passar muito tempo assistindo vídeos significa um elevado consumo de dados.

E esse é um dos motivos que podem fazer com que o seu plano de internet móvel acabe antes do tempo. Streaming de vídeos naturalmente consomem um enorme volume de dados, e é importante você saber quanto pode ser gasto dos seus dados ao assistir um vídeo no YouTube.

E esse post vai responder a esta questão.

 

 

 

Qual o volume de dados é gasto ao ver um vídeo no YouTube?

 

 

O consumo de dados no YouTube vai depender da plataforma que você está utilizando para assistir aos vídeos e da qualidade do vídeo que você está visualizando. A plataforma permite o ajuste da qualidade dos vídeos exibidos por parte do usuário, que pode escolher a qualidade de exibição que for a mais conveniente de acordo com o seu caso. Ou a própria plataforma pode ajustar esse limite de resolução de exibição, dependendo das condições da sua conexão.

Entre as opções de qualidade de imagem, o usuário ou o próprio YouTube podem estabelecer as seguintes resoluções, que vão consumir diferentes volumes de dados:

144p: 114 MB por hora.
240p: 160 MB por hora.
360p: 260 MB por hora.
480p: 470 MB por hora.
720p: 870 MB por hora.
1080p: 1597 MB por hora.

 

 

 

Conclusão

 

É óbvio perceber que, quanto maior a resolução de imagem escolhida para a exibição de vídeos no YouTube, o consumo é maior. E as diferenças podem ser significativas, dependendo da resolução escolhida.

É importante lembrar que a lista acima não mostra os números do consumo de dados no YouTube quando os vídeos são exibidos em 4K. Porém, é possível obter um valor estimado nessa resolução se você fizer uma multiplicação simples no valor estimado para o consumo de vídeos em 1080p por 4. Ou seja, 1597 x 4 = 6388 MB por hora.

Também leve em consideração que esse consumo é estimado no uso do YouTube nos computadores. Nos dispositivos móveis, o consumo de dados no YouTube é consideravelmente menor, e para quem utiliza o YouTube Go, esse consumo de dados é ainda menor, com a vantagem de permitir a visualização dos vídeos em modo offline.

Fica a dica.


Compartilhe