Um infográfico produzido pelo site WebpageFX mostra quanto custaria um smartphone como o iPhone na década de 1980, somando o valor de todos os dispositivos necessários para entregar todas as funções que hoje oferece esse produto.
Spoiler: seria um iPhone BEM caro…
Somando tudo, um iPhone custaria US$ 32.136.910. E isso para mais ou menos igualar o smartphone atual.
No processo, produtos dos mais diversos são incluídos, como um reprodutor e um gravador de vídeo, uma câmera fotográfica, um console Nintendo, uma enciclopédia, um celular de 1985 e um computador Cray-2 com potência de 1.9 GFLOPS, mais o menos o mesmo que consegue hoje a versão mais recente do iPhone.
Sem falar que estamos falando de um comparativo aproximado. Obviamente, naquela época, não existia a internet móvel como conhecemos hoje. Com isso, o iPhone da década de 1980, além de muito caro, teria uma defasagem de tecnologia que seria muito difícil de ser compensada.
O salto de 30 anos foi enorme, e com a chegada dos smartphones ficou mais acentuado. Não apenas pelo elevado nível de funcionalidades e pela comodidade que oferecem como dispositivo, mas também por oferecer acesso a coisas que antes eram quase impossíveis.
Para ver o infográfico na íntegra, clique aqui.