TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quantas atualizações do Android o seu smartphone vai receber? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Telefonia | Quantas atualizações do Android o seu smartphone vai receber?

Quantas atualizações do Android o seu smartphone vai receber?

Compartilhe

Nenhum smartphone é eterno, mas é fato que, em matéria de atualizações, a Apple manda muito bem. Fazer um iPhone funcionar por pelo menos cinco anos devidamente atualizado é uma vitória que o Android não consegue obter.

Muitos usuários ficam em dúvida se vale a pena comprar um telefone de uma determinada marca, pois não sabe se o fabricante vai abandonar um determinado modelo antes do tempo.

Por isso, vale a pena conferir neste post quais são as políticas de atualização dos principais fabricantes de tecnologia do mercado.

 

 

 

De quem depende as atualizações para o meu smartphone?

Do fabricante, e não do Google. E quanto maior é o período que o dispositivo vai receber updates, maior será a vida útil do mesmo. Lembrando sempre que não é a mesma coisa ter um telefone desbloqueado do que aquele comprado em uma operadora. Neste caso, é a empresa de telefonia móvel quem trabalha na customização para adicionar os seus próprios aplicativos. Por isso, evite comprar telefones por essa via.

Agora, vamos ver de forma resumida qual é a política de atualização para os principais fabricantes de smartphones do mercado.

 

 

 

Google

Os smartphones Pixel são sempre os primeiros a receber atualizações do Android, de qualquer espécie. Os updates duram pelo menos 3 anos após o lançamento de cada modelo.

 

 

 

Samsung

A Samsung garante 3 anos de updates de sistema operacional, e 4 anos de atualizações de segurança. A regra vale para as séries Galaxy S10 ou superior, Galaxy Note 10 ou superior, Galaxy A51 ou superior e todos os telefones dobráveis da marca.

 

 

 

Xiaomi

Aqui, tudo depende de qual marca dentro dessa família estamos falando. A Xiaomi nunca deixou pública a sua política de atualizações para os dispositivos da Mi, Redmi ou POCO, mas podemos considerar os dados abaixo como “prováveis”, mesmo não sendo oficiais:

  • Série Mi: 2 atualizações do Android e 4 updates do MIUI
  • Mi Max / Mix / Note / T séries: 2 atualizações do Android e 4 updates do MIUI
  • Série Mi A (Android One): 2 updates do Android
  • Série Redmi Note: 1 atualização Android e 3 updates MIUI
  • Redmi séries: 1 atualização Android e 2 atualizações MIUI
  • Séries Poco F e X: 2 atualizações para Android e 4 atualizações MIUI
  • Poco M: 1 atualização Android e 3 atualizações MIUI
  • Poco C: 1 atualização Android e 2 atualizações MIUI

 

 

 

Realme

Os modelos da Realme receberão pelo menos uma atualização importante do Android, e dois anos de correções de segurança. Os modelos top de linha da marca podem receber dois anos de grandes atualizações.

 

 

 

OPPO

O ColorOS recebe dois anos de atualizações importantes do sistema operacional, com três anos de atualizações de segurança mensais para os telefones top de linha, ou trimestrais para os telefones de linhas inferiores.

 

 

 

Motorola

Depois da polêmica com o abandono dos telefones com Android One, os demais telefones que contam com o Android normal só vão receber uma grande atualização do sistema operacional e dois anos de correções de segurança. O Motorola Edge+ é a grande exceção da regra, pois vai receber duas grandes atualizações.

 

 

 

Nokia

É a que mais rápido lança atualizações do Android. Promete 2 grandes updates do sistema operacional (seus telefones são parte do programa Android One) e 3 anos de correções de segurança.

 

 

 

Vivo

Também oferece 2 anos de atualizações importantes do Android, com 3 anos de atualizações de segurança. Foi a primeira a lançar um smartphone com o Android 11 com a sua interface FunTouch, antes mesmo que os telefones Pixel do Google.

 

 

 

OnePlus

O OxygenOS sempre recebe 2 anos de atualizações importantes do sistema operacional, além de 3 anos de correções de segurança. Porém, nos últimos anos, a OnePlus vem garantindo três grandes atualizações para a maioria dos seus modelos disponíveis no mercado.

 

 

 

Huawei

Está no limbo, pois nem mesmo os modelos que funcionam com a EMUI 11 estão com atualização garantida para o Android 11 (ainda rodam com o Android 10). A EMUI deve ficar parada nessa versão até que aconteça a migração para o HarmonyOS.

 

 

 

Sony

Não está confirmado, mas os modelos lançados de 2020 para frente receberão 3 anos de atualizações do sistema operacional. Por enquanto, mantém a regra dos 2 anos de grandes updates e 3 anos de atualizações de segurança.

 

 

 

LG

Depois de anunciar o fim de sua divisão de smartphones, a LG confirmou que alguns dos seus modelos vão receber o Android 11 e até o Android 12, principalmente os dispositivos top de linha.

 

 

 

Por que o meu smartphone não mais recebe atualizações?

Porque existe uma regra estabelecida pelo Google, que encerra o suporte oficial do Android para determinadas especificações de hardware. Para obter uma experiência mais uniforme do sistema operacional, o suporte para processadores mais antigos é encerrado, promovendo a descontinuidade dos telefones mais longevos.

Por outro lado, o fabricante do seu smartphone pode ter planos para seguir ou não entregando as atualizações de software para o seu modelo em específico. Ou seja, mesmo que o seu dispositivo seja muito capaz de rodar o Android 11 ou Android 12, a marca pode simplesmente encerrar a sua vida útil para, entre outros motivos, “incentivar” os clientes a comprar os novos modelos (aka obsolescência programada).

 

 

Via TechAdvisor


Compartilhe