Todo mundo que pagou caro por um smartphone quer ter o seu dinheiro valorizado. E quando o dispositivo tem algum problema mais sério, o questionamento se valia ou não a pena mandar o telefone para o conserto fatalmente apareceu na cabeça de muitos usuários.
Normalmente mandar o telefone para a assistência técnica (principalmente quando o dispositivo está na garantia) sempre vale a pena. Mas… e quando não é este exatamente o caso?
Em alguns cenários mais específicos, mandar o smartphone para a reparação ou conserto não vale a pena, definitivamente. E é meu dever apresentar aos usuários que estão em dúvida quais são esses cenários.
Quando consertar é mais caro que comprar um novo
O custo de reparação sempre deve ser levado em consideração na hora de mandar consertar um smartphone.
Dependendo da área afetada no dispositivo ou da peça que precisa ser trocada, pode valer mais a pena comprar um novo smartphone.
Aqui, existe uma regra bem simples, que pode ser seguida por qualquer usuário, independentemente do seu nível de conhecimento em tecnologia:
“Se o reparo custar mais de 50% do valor atual do smartphone, é melhor investir em um novo dispositivo.”
Não vale a pena mandar consertar o smartphone atual se o reparo vai custar metade de um novo. E o principal motivo para essa conta fechar está em uma palavra: garantia.
Pague a mais para ter 12 meses de garantia, só para prevenir ou evitar em pagar a mais no caso de um novo acidente.
E digo isso porque – e desculpe falar dessa forma – existe a possiblidade de você ser um desastrado na vida, deixando o smartphone sofrer mais um acidente.
Além disso, os reparos nem sempre garantem que o smartphone esteja 100% completo, podendo levar a frustrações a longo prazo.
Componentes como a tela do telefone normalmente não voltam a entregar a mesma experiência de uso do passado, e os usuários mais exigentes vão sentir a diferença.
Por outro lado, vale a pena considerar trocar a bateria do smartphone quando o dispositivo não conta com nenhuma outra peça com defeito.
A troca da bateria garante uma vida mais útil par ao dispositivo, além de devolver o desempenho do sistema operacional em relação ao hardware.
Considere a idade do dispositivo
Ter um telefone com muitos anos de uso pode ser mais um forte argumento CONTRA a reparação do dispositivo, pois não vale a pena reformar carro muito usado.
Certo?
Existe outra regra em função do tempo neste caso:
“Se o seu smartphone tiver mais de 3 ou 4 anos de uso, não vale a pena mandar consertar.”
Simples assim.
Para começo de conversa, um smartphone Android com esse tempo de uso muito provavelmente não será atualizado na versão do sistema operacional.
Pode até receber mais um ano de atualizações de segurança, mas deixa de receber os novos recursos de software.
E sem novas versões ou atualizações, a queda no desempenho será sentida de forma direta. E aqui, é melhor considerar a compra de um telefone novo se o seu antigo dispositivo precisar passar por uma assistência técnica.
Sem falar que os fabricantes deixam de oferecer atualizações para modelos mais antigos de forma até natural e corrente, independentemente dos problemas que você teve com o telefone.
E esses dispositivos desatualizados se tornam vulneráveis a falhas de segurança, infecções por vírus e incompatibilidade com aplicativos.
Optar por um novo smartphone fornecerá melhorias de desempenho e acesso a tecnologias e recursos mais recentes.
Os problemas recorrentes (e mais frequentes)
É como a vida: um problema sempre vai atrair outro, e você vai acabar entrando em um ciclo de reparações no telefone que poderiam ser evitadas.
Quando um smartphone precisa passar várias vezes pela assistência técnica para resolver problemas em sequência, é um sinal claro de que sua vida útil está chegando ao fim.
Outros componentes também podem começar a falhar, e você vai gastar mais dinheiro consertando o telefone do que você realmente gostaria.
E a soma de investimentos poderia muito bem ser aproveitada para a compra de um novo dispositivo.
A longo prazo, reparar um velho dispositivo não é uma solução economicamente viável.
Sempre analise a relação custo-benefício
Chega uma hora que você precisa colocar na ponta do lápis ou calculadora se realmente vale a pena seguir queimando dinheiro no reparo do seu velho smartphone.
Considerando tudo o que foi dito neste artigo, comprar um telefone novo pode entregar uma melhor equação entre dinheiro gasto e retorno objetivo na experiência de uso.
Leve em consideração não apenas o preço de compra de um novo dispositivo, mas também a longevidade que você vai ter com o telefone que você vai comprar.
O retorno do investimento acontece com o passar do tempo, e trocar um smartphone com quatro anos de vida por outro que pode entregar até 7 anos de updates é sempre um ótimo negócio.
E se você entende que gastar um pouco a mais para ter quatro anos adicionais de atualizações (além de 12 meses de garantia) vale mais a pena, faça o investimento sem medos.
Conselho de amigo
Sempre leve em consideração a perspectiva de alguém que passou os últimos 16 anos (e contando) utilizando, testando e analisando os mais diferentes tipos de smartphones.
Não que você não tenha a sua experiência como usuário. Mas com certeza você jamais teve a chance de testar de perto tantos telefones com características tão diferentes.
E como último parâmetro, procure ouvir o que uma avaliação técnica a sério tem a dizer diante do problema que o seu telefone possui.
Um profissional sério vai dizer se reparar o telefone é algo viável, ou se o valor investido é justificável em comparação com a compra de um novo dispositivo.
Boa sorte. No fim, tudo vai dar certo.