Quando a Netflix não funciona com o seu celular Android?

Compartilhe

O aplicativo da Netflix é um dos mais populares entre os usuários do Android. A maioria dos assinantes da plataforma de streaming consome os seus conteúdos através do smartphone, o que faz com que o próprio serviço se comporte melhor em função desse consumo nos dispositivos móveis.

Por exemplo, os testes que a Netflix fez em alguns países para oferecer planos com preços reduzidos para o consumo de suas séries e filmes de forma exclusiva nos dispositivos móveis e em resolução SD (em alguns casos, HD). Isso só foi possível por conta da alta demanda do serviço nos smartphones.

Por isso, a Netflix segue trabalhando para melhorar a sua plataforma como um todo, mas dá uma atenção especial para as plataformas móveis. Nesse sentido, as melhorias e novos recursos são implementados pensando também na renovação dos dispositivos, o que faz com que naturalmente os dispositivos mais antigos deixem de ser compatíveis com o aplicativo de streaming.

 

 

 

Netflix e sua compatibilidade com o Android

 

 

Recentemente, o aplicativo da Netflix deixou de ser compatível com uma grande quantidade de dispositivos móveis após a sua última grande atualização na loja oficial de apps do Android, a Play Store. Algo mais do que normal e natural em qualquer aplicativo que trabalha com múltiplos sistemas operacionais, já que seus desenvolvedores precisam acrescentar novas funcionalidades que só são compatíveis com dispositivos mais recentes, que oferecem mais recursos de hardware e software.

Se você não tem a versão mais recente do app da Netflix instalada em seu smartphone e queira realizar a atualização, é possível que a Play Store mostre uma advertência informando que o seu telefone não é mais compatível com essa versão da Netflix.

E, se isso aconteceu com você, saiba que não é mentira esse bilhete. A boa notícia é que existe uma forma de remediar o problema, mas no mundo perfeito você deve ter esse aplicativo atualizado, não apenas pelas questões de segurança implícitas em uma atualização, mas também para obter os novos recursos e funcionalidades desse software.

Para quem está em dúvida ou nunca se preocupou muito com esse detalhe, vale a pena informar que o aplicativo da Netflix em sua versão atual (esse post foi produzido em setembro de 2020, ou seja, a regra pode ter alterado no futuro) é compatível com todos os dispositivos que contam com a versão Android 5.0 Lollipop ou superior são compatíveis com o app de serviço de streaming.

Porém, smartphones Android com a versão 4.4 Kit Kat e 7.1.2 Nougat ainda podem receber uma versão antiga da Netflix, o que permite o acesso ao serviço de streaming da mesma forma (mas sem receber os novos recursos, obviamente). A seguir, vamos explicar de forma breve o que você precisa fazer, caso o seu smartphone seja mais antigo e incompatível com a nova versão da plataforma.

 

 

 

Como instalar uma versão antiga do app da Netflix

 

 

1) Habilite o seu smartphone para permitir o download e a instalação de aplicativos a partir de fontes desconhecidas, ou seja, que não são da Play Store. Saiba que tal procedimento pode abrir uma brecha de segurança no telefone, permitindo que o mesmo receba malwares e outras ameaças virtuais. Logo, use o recurso com moderação, e escolha muito bem o local de onde vai obter os programas a serem instalados no dispositivo.

2) Para habilitar a instalação de fontes desconhecidas, vá em Configurações > Segurança. Depois, selecione a opção que permite a instalação de aplicativos de origens desconhecidas, ou que não são da Play Store. Aceite as mudanças, e ponto: vá para o próximo passo.

3) Procure uma das versões anteriores do app da Netflix no APKMirror, faça o download e realize a instalação normalmente. O aplicativo vai funcionar sem maiores problemas, permitindo o acesso aos serviços e conteúdos da plataforma de streaming. Isso é, até que os seus desenvolvedores decidam acabar com esse acesso aos apps antigos também. Aí, meu amigo, só se você comprar um smartphone novo.

 

 

 

Considerações finais

 

 

A ideia de instalar uma versão antiga do app da Netflix em um smartphone cuja versão do Android não é mais compatível com a versão mais atualizada desse software é muito mais uma gambiarra temporária do que uma solução permanente.

O ideal mesmo é você ter um dispositivo que consiga trabalhar com o software mais atualizado possível, com os bugs e brechas de segurança resolvidos e/ou eliminados, e com a melhor experiência de uso possível. Ter um app não atualizado no seu smartphone pode resultar em problemas futuros e, em alguns casos, o prejuízo pode ser maior do que ser obrigado a comprar um novo telefone para chamar de seu.


Compartilhe