TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Quando a Apple copia, é bom para você (mesmo que você não tenha um iPhone) | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Quando a Apple copia, é bom para você (mesmo que você não tenha um iPhone)

Quando a Apple copia, é bom para você (mesmo que você não tenha um iPhone)

Compartilhe

Goste você ou não, quando a Apple apresenta alguma coisa, o mundo para. E, em muitos casos, é para ver a empresa apresentar coisas que são novidades para ela, mas não para o grande grupo de usuários do Android.

Acusar a Apple de copiar algumas coisas do Android é cair no lugar comum. É bem sabido que ela faz isso, assim como o sistema operacional do Google “pega algumas coisas por empréstimo” do sistema operacional da gigante de Cupertino.

A diferença é que, quando a Apple copia alguma coisa, todo mundo sai ganhando com isso.

 

 

 

Copia, mas não faz igual (só melhore)

O 5G no iPhone 12 parecia uma reinvenção do sistema de telecomunicações, assim como os widgets no iOS pareceram uma revolução. E eu concordo plenamente com aqueles que acusam a Apple de copiar o que outros fazem. Porém, isso beneficia a todos, inclusive aqueles que não tem um iPhone no bolso nesse momento.

O próprio iOS 16 tem inovações que são conhecidas dos usuários do Android: o elevado nível de personalização na tela de bloqueio e os fundos de tela dinâmicos. Podem parecer novidades meramente estéticas, mas são importantes para todos os usuários de telefonia móvel.

Poder mudar o estilo do relógio, as cores e adicionar informações extras em forma de widgets na tela de bloqueio é uma verdadeira evolução para o iOS. E algumas das pitadas de melhorias implementadas pela Apple nessa proposta certamente vão desembarcar em dispositivos com o sistema operacional Android.

A Apple adicionou esses ajustes de forma bem pensada, trabalhando com os recursos que já possui. Para obter informações mais detalhadas do widget que você acabou de selecionar, é preciso desbloquear a tela via Face ID. Mas para ajustes de relógio, esse passo é dispensável.

Já as superwallpapers estão presentes nos smartphones mais recentes da Xiaomi. São fundos de tela dinâmicos que interagem com a quantidade de telas de aplicativos presentes no dispositivo, com uma animação espetacular e fluída.

A Apple decidiu fundir esse conceito com os seus novos fundos de tela, deixando o recurso visualmente muito agradável. Sim, é uma cópia descarada da Xiaomi, eu sei. Mas… por que não?

E o valor do seu smartphone Xiaomi não vai cair porque a Apple copiou esse recurso. Pelo contrário: ele pode agregar valor justamente porque apresentou um recurso antes do iPhone.

 

 

 

Onde a cópia agrega valor

A Apple copia coisas que já existem em outros sistemas operacionais móveis, e é de se esperar também que os fabricantes de dispositivos Android continuem a apresentar inovações para que suas propostas de software acabem se destacando das demais.

Tudo bem, muitos de vocês poderiam esperar que a Apple oferecesse algo a mais do que aspectos de personalização de tela ou detalhes meramente estéticos. Por outro lado, a concorrência certamente vai tentar se diferenciar do iOS 16 e, dessa forma, a roda da evolução tecnológica vai seguir girando por causa da enorme concorrência que existe entre os smartphones Android.

E tudo isso acaba beneficiando a você, a mim e a qualquer usuário, independente do modelo de smartphone que estamos utilizando.


Compartilhe