Saber qual versão do Windows 10 você usa no seu computador é o básico, mas também é muito importante. Ainda mais em um modelo de serviço, como é o Windows 10.

A mudança teve claras consequências para o usuário, que giram em torno de uma ideia fundamental: atualizações semestrais. Aproximadamente a cada seis meses é lançada uma atualização que aumenta a versão do Windows 10 e introduz várias alterações, que podem afetar tanto a interface quanto os elementos de design e funções específicas.

Ter uma versão atualizada do Windows 10 significa contar com as funções mais avançadas e um sistema operacional mais completo. Isso nos permite entender por que é importante saber qual versão do Windows 10 usamos, mas esse não é o único motivo.

Com a adoção do modelo de serviço, o suporte do Windows 10 depende da versão usada. Isso significa que este sistema operacional pode ter suporte oficial ou não dependendo da versão que temos em nosso equipamento. Na verdade, isso não acontece no Windows 7 ou no Windows 8.1, que garantem um período específico de suporte que não é alterado pela instalação de determinadas atualizações.

 

 

Como descobrir qual versão do Windows 10 você tem em seu dispositivo

É muito simples:

– Pressione as teclas “Windows” e “R” ao mesmo tempo para abrir a janela “Executar”.
– Digite “winver” sem as aspas, e pronto: a janela que vai abrir vai exibir qual é a versão do Windows 10 instalada em seu dispositivo.

A versão é indicada como um conjunto de quatro números. Pode ser que você não tenha recebido a mais recente versão do Windows 10 de forma automática, mas recomendo cautela antes de forçar uma atualização do sistema operacional da Microsoft.

 

 

Versões do Windows 10: um resumo completo

Assim você pode localizar a versão do Windows 10 que você usa. A seguir, temos uma lista com todas as versões do sistema operacional lançadas pela Microsoft até agora, além do prazo de suporte restante para cada uma delas.

Lembrando que: se você usar uma versão do Windows 10 sem suporte, basta atualizar para uma versão mais recente para recuperar patches de segurança e correções de bugs.

Versão 1507: é a versão mais antiga e não é mais suportada. Foi lançada em julho de 2015.
Versão 1511: esta versão foi lançada em novembro de 2015 e também não possui mais suporte.
Versão 1607: foi lançada em agosto de 2016. Não possui suporte nas versões Home, Pro e Pro para Workstations. As variantes Enterprise e Education contam com suporte até 9 de abril de 2019.
Versão 1703: foi lançada em abril de 2017. Sem suporte também nas versões Home, Pro e Pro para Workstations. As variantes Enterprise e Education contam com suporte até 8 de outubro de 2019.
Versão 1709: chegou ao canal geral em outubro de 2017. Com suporte até 9 de abril de 2019 em suas versões Home, Pro e Pro para Workstations. As variantes Enterprise e Education contam com suporte até 14 de abril de 2020.
Versão 1803: disponível a partir de abril de 2018. Terá suporte até 12 de novembro de 2019 nas versões Home, Pro e Pro para Workstations. As variantes Enterprise e Education contam com suporte até 10 de novembro de 2020.
Versão 1809: lançada em 13 de novembro de 2018. Com suporte até 12 de maio de 2020 em suas versões Home, Pro e Pro para Workstations. As variantes Enterprise e Education contam com suporte até 11 de maio de 2021.