Compartilhe

A velocidade de conexão à internet é a que determina (em grande parte) a experiência de uso online com reprodução de conteúdos via streaming, download de arquivos, aplicativos, atualizações de software e games online – este último em menor medida, já que aqui a estabilidade da conexão e a baixa latência são mais importantes.

Nos últimos anos, a velocidade da internet aumentou de forma expressiva. Dos bits dos anos 60, passamos para o Kbps nos anos 90. Agora, estamos na era dos Mbps, e essa evolução continua.

Quanto maior a velocidade da conexão de internet, maior foi a evolução da internet como um todo. Há 20 anos, o consumo de conteúdo por streaming de vídeo era algo impensável para a maioria por causa da conexão incapaz de oferecer uma reprodução contínua. Hoje, é uma realidade para a maioria dos usuários.

 

 

A internet evoluiu como um todo, logo, quanto maior a velocidade, melhor

Os efeitos positivos do aumento de velocidade das conexões de internet também é notada pela demanda de conteúdos digitais, como os videogames. Algo compreensível com serviços como o Steam e o futuro Google Stadia (e outras soluções de jogo online). Sem falar no download de jogos para os consoles.

A conclusão que podemos tirar de tudo isso é muito clara: contar com uma conexão à internet que ofereça uma boa estabilidade, latência baixa e alta velocidade é fundamental para desfrutar de todos os últimos avanços produzidos no mundo dos conteúdos em formato digital e jogos de última geração.

Nesse momento, eu tenho uma conexão de 120 Mbps que atende todas as minhas necessidades, mesmo não sendo uma conexão de fibra ótica. A minha experiência é muito boa com conteúdos por streaming via WiFi sem problemas, sem falar no download de filmes em poucos minutos. É mais caro que outras conexões, mas a relação custo-benefício se paga e muito.

Eu reconheço que a minha velocidade de internet é mais alta que a utilizada por boa parte dos usuários brasileiros, mas além do consumo de conteúdo multimídia, eu uso essa internet para produção de conteúdo. Ou seja, preciso de velocidade e qualidade de conexão de rede.

Dito isso, eu pergunto: qual é a velocidade da sua conexão à internet?


Compartilhe