A Amazfit se tornou uma marca muito popular no segmento de relógios inteligentes, já que oferece produtos com uma excelente relação custo/benefício. E com certeza muita gente se pergunta qual é o assistente de vez que esses produtos utilizam.
Hoje, estamos cercados por assistentes virtuais inteligentes, pois dispositivos de diferentes formatos recebem este tipo de software. E já estamos ficando acostumados a conversar com os gadgets ao nosso redor. E o mais importante: não somos mais chamados de malucos pelos nossos amigos e familiares.
Neste post, vamos contar qual é o assistente virtual que está presente nos relógios inteligentes da Amazfit.
Alexa, você está com a Amazfit?
Sim.
O Alexa é o assistente virtual presente nos relógios da Amazfit nesse momento. Ele está integrado em diferentes dispositivos da marca chinesa, incluindo a sua pulseira inteligente Band 5. O que é surpreendente é ver uma empresa chinesa não usando um software próprio do seu país, especialmente com uma maior difusão do Zepp OS nos seus produtos.
Porém, o Alexa não está em todos os presentes da Amazfit. Ele fica de fora dos relógios mais básicos da marca, como os modelos da linha Bip. E o motivo aqui é bem simples: o sistema operacional desses relógios é muito básico e não conta com essa funcionalidade.
Por outro lado, os modelos mais completos dos smartwatches da Amazfit, como são os casos do GTR, GTS ou T-Rex, integram o Alexa. E na smartband Band 5, o assistente virtual tem papel protagonista.
E o Google Assistente? Onde está?
Sumiu. Ninguém sabe. Ninguém viu.
Na verdade, é pouco provável que o Google Assistente desembarque nos relógios da Amazfit no futuro, pelo simples fato deste software fazer parte do Wear OS, sistema operacional para os gadgets da gigante de Mountain View que ainda não está disponível em algum produto que chegou ao mercado.
Até por isso a Amazfit optou pelo assistente virtual da Amazon, que é um pouco mais independente do Android para funcionar. Dessa forma, ninguém precisa esperar a boa vontade do Google para receber esse software.
A Amazfit não dá sinais que vai substituir o Alexa de seus produtos tão cedo. Até porque essa parceria está se revertendo em lucro. E, convenhamos: o assistente da Amazon tem mais recursos que o Google Assistente, e todo mundo sai ganhando com isso.
Onde o Alexa sai ganhando?
Com o Alexa no relógio Amazfit, você pode realizar uma quantidade praticamente infinita de tarefas, tirando partido no uso em um lar conectado composto de vários dispositivos.
Na prática, basta falar com o relógio para acender ou apagar as luzes da casa, ligar o purificador de ar, a panela elétrica ou qualquer outro dispositivo que conta com uma conectividade inteligente. Além disso, você pode fazer perguntas diversas, realizar operações matemáticas, converter moedas ou qualquer outra coisa que você queira perguntar para o assistnete da Amazon.
O Alexa pode ser especialmente útil em um relógio inteligente, pois este é um dispositivo que está conosco o tempo todo. Basta um simples pressionar de botão ou menção do seu nome para ativá-lo. Por isso, os relógios da Amazfit precisam contar com microfone e alto-falantes para deixar o assistente virtual plenamente funcional.