TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Qual é a velocidade de internet que você precisa para ter uma boa qualidade nos serviços de streaming | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Qual é a velocidade de internet que você precisa para ter uma boa qualidade nos serviços de streaming

Qual é a velocidade de internet que você precisa para ter uma boa qualidade nos serviços de streaming

Compartilhe

Não basta ter uma ótima TV 4K, um equipamento de áudio com HiFi e um sofá extremamente confortável na sala de casa ou apartamento. Para assistir aos diversos conteúdos de streaming disponíveis em múltiplas plataformas, você precisa ter uma conexão de internet de alta qualidade, com uma velocidade compatível com a demanda dos formatos oferecidos.

E muitas pessoas não sabem qual é a velocidade de internet necessária para que a reprodução dos filmes e séries disponíveis nos serviços seja plena e sem maiores problemas.

Neste post, vamos mostrar uma tabela de referência para as velocidades mínimas necessárias para a reprodução dos conteúdos disponíveis nas principais plataformas de streaming do mercado.

 

 

 

Muitos dados precisam de muita velocidade

Você já reparou que a qualidade final de um filme reproduzido via Blu-ray é melhor que o 4K da Netflix em alguns casos? Pois é, isso acontece porque a mídia física pode oferecer uma velocidade de envio de bits até cinco vezes maior do que a transmissão do streaming, que tende a ser comprimida para viabilizar a reprodução.

Por isso, ter uma internet que entrega uma elevada taxa de transmissão de dados passa a ser algo fundamental para uma experiência plena no streaming. Além disso, essa conexão precisa ser a mais estável possível, pois os dados precisam ser enviados de forma contínua.

Aqui, recomendamos que você dê prioridade para uma conexão de internet via cabo de rede no dispositivo responsável pela reprodução do conteúdo (Smart TV, box Android, Chromecast etc.), pois o WiFi está mais sujeito a interferências que podem interromper ou empobrecer a qualidade da reprodução do conteúdo.

Além disso, você vai ver mais adiante neste post que a quantidade de dados necessários para a exibição de conteúdo em diferentes resoluções pode variar de acordo com a plataforma escolhida, pois cada serviço vai gerenciar os dados do seu jeito, atendendo às suas necessidades.

 

 

 

A quantidade de dados para a reprodução via streaming (no mínimo isso)

A seguir, apresentamos uma tabela que mostra o mínimo de velocidade de internet necessária para uma reprodução fluída e sem interrupções nas principais plataformas de streaming do mercado (Netflix, YouTube, Amazon Prime Video, HBO Max e Apple TV+), nas diferentes resoluções.

Apesar da tabela não incluir todas as plataformas, ela já serve como parâmetro para que qualquer pessoa possa fazer os seus ajustes para os demais serviços.

  • Netflix: 1 Mbps (480p/SD); 3 Mbps (720p/HD); 5 Mbps (1080p/HD); 15 Mbps (2160p/4K)
  • YouTube: 1.1 Mbps (480p/SD); 2.5 Mbps (720p/HD); 5 Mbps (1080p/HD); 20 Mbps (2160p/4K)
  • Amazon Prime Video: 1 Mbps (480p/SD); 5 Mbps (1080p/HD); 25 Mbps (2160p/4K)
  • HBO Max: 5 Mbps (1080p/HD); 50 Mbps (2160p/4K)
  • Apple TV+: 25 Mbps (2160p/4K)

As recomendações individuais para cada plataforma são aproximadas, com exceção do 4K, onde o HBO Max exige uma quantidade muito mais de dados para exibir os conteúdos neste formato. E, mesmo assim, não quer dizer que a plataforma vai entregar a melhor imagem, mas sim que a quantidade de dados necessária para exibir o vídeo em 4K é muito maior que a concorrência.

É importante lembrar que cada plataforma possui o seu próprio algoritmo de compressão e descompressão e, neste aspecto, a Netflix é líder por conta da experiência acumulada ao longo dos anos.

O mais importante aqui é que você agora sabe que precisa ter em casa uma internet com uma velocidade de, pelo menos, 50 Mbps para aproveitar os conteúdos das plataformas de streaming com o mínimo de fluidez em todas as resoluções disponíveis.


Compartilhe