Todo mundo quer ter a melhor internet em casa. Com a chegada do WiFi 7, a tendência é que as velocidades e a estabilidade das conexões domésticas melhorem com o passar do tempo.
Porém, o WiFi 7 ainda vai levar algum tempo para se popularizar. É uma tecnologia relativamente recente, que ainda precisa de um tempo para a sua disseminação. A prova disso é que a grande maioria dos roteadores sequer contam com o WiFi 6 neste momento.
Enquanto o melhor não vem, temos que lidar com os problemas de momento. e é importante que você saiba qual é a velocidade que de internet que pode começar a entregar problemas nos dispositivos e serviços conectados que você usa em casa.
Como você vai usar essa internet?
A velocidade de conexão necessária para todos os dispositivos e serviços que você tem em casa varia conforme o uso dos equipamentos e com o número de usuários.
Para garantir uma experiência sem problemas, é importante ajustar a largura de banda disponível em função desses fatores. Isso pode ser feito nas configurações avançadas do roteador.
Para o básico
Para atividades simples como navegação na internet, chamadas de vídeo e envio de e-mails sem anexos pesados, o recomendado é disponibilizar pelo menos 2 Mbps por usuário conectado.
Menos que isso, você começa a ter problemas para concluir essas tarefas. E abaixo de 1 Mbps, a experiência de uso é significativamente prejudicada.
Para os jogos online
Os jogos online tendem a ser mais exigentes, e naturalmente demanda mais internet. Para essa atividade, o mínimo que se pede é, pelo menos, 5 Mbps de download e 512 Kbps de upload por usuário.
Esses valores garantem uma comunicação eficiente durante o jogo, evitando problemas graves como travamentos, lags e engasgos. Logo, vale a pena investir um pouco a mais para garantir a melhor experiência de uso nos jogos.
Para o streaming
A velocidade mínima para streaming depende da qualidade desejada e da plataforma em questão. As especificações podem variar, e o importante é ter uma conexão que seja boa o suficiente para atender bem a todas as plataformas.
Para a reprodução e conteúdos em HD, você precisa ter uma conexão de pelo menos 5 Mbps para evitar problemas como interrupções e queda na qualidade. Resoluções mais altas (FullHD e 4K) exigem entre 10 Mbps e 20 Mbps por usuário.
E neste caso, quanto maior for a velocidade de download, melhor será a sua experiência com o streaming. Você leva menos tempo para a reprodução do conteúdo, e reduz as chances de travamentos.
Para transferência de arquivos pesados
Se você é um usuário que trabalha em casa ou constantemente faz o download e upload de arquivos pesados, você vai precisar de velocidades de download e também de upload elevadas para cumprir com essa tarefa.
Em geral, uma conexão de 30 Mbps de download é o suficiente para essa tarefa. O problema é que algumas operadoras brasileiras entregam uma velocidade de upload simplesmente ridícula, o que obriga o investimento em planos com velocidades maiores e preços mais caros.
Aqui, ou você procura uma operadora que oferece uma melhor relação custo-benefício também na proporção da distribuição da taxa de download-upload, ou paga muito a mais para ter uma altíssima velocidade para compensar um envio mais rápido de arquivos.