Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Qual é a velocidade de conexão de internet que eu preciso?

Qual é a velocidade de conexão de internet que eu preciso?

Compartilhe

Ter uma internet de alta velocidade é fundamental para ter uma boa experiência conectada. Por outro lado, também é fundamental contratar o serviço de acordo com as suas necessidades.

Dependendo do que você vai fazer, ter uma taxa de downloads elevada pode ser menos importante que uma taxa de uploads em um bom número. Não adianta ter uma ótima velocidade para acessar conteúdos se o envio de dados é mais lento e débil.

Vamos ver neste post quais são as taxas de download e upload recomendadas para os diferentes cenários de uso e consumo de internet. Sei que muitos usuários não vão encontrar os mesmos valores que vamos indicar neste post, mas procure pelo menos aproximar esses números na hora de contratar o seu novo plano de internet.

 

 

 

Essa é a velocidade de internet que você precisa

  • Para um uso básico que envolve coisas como navegar na Internet, enviar e-mails, usar aplicativos de mensagens instantâneas e afins, basta que tenhamos uma velocidade de 2 Mbps no download e 512 Kbps no upload.
  • Se vamos tocar conteúdo multimídia em streaming, o ideal é ter no mínimo 10 Mbps de velocidade de download e 1 Mbps de velocidade de upload. Isso se aplica ao conteúdo em FullHD, ou seja, em 1080p.
  • Para assistir a streaming de conteúdo multimídia em 4K, você precisa de uma velocidade de pelo menos 35 Mbps. Com 25 Mbps, você pode ter uma boa experiência, mas pode depender da plataforma que você usa.
  • Ao jogar online, os requisitos são bastante baixos. Com 8 Mbps de download e 1 Mbps upload, não teremos mais com que nos preocupar, desde que a conexão seja estável e livre de interferências.
  • Se vamos baixar conteúdo e arquivos pesados, vamos precisar de uma velocidade de conexão de Internet muito alta, caso contrário, pode levar horas ou até dias para baixar um arquivo. Aqui é mais complicado definir um mínimo ótimo, mas o ideal é em torno de 50 Mbps. Obviamente em uma velocidade maior você fará o download antecipadamente.

 

 

 

No final, o que importa é a velocidade real

É fundamental ter em mente que os números da velocidade de internet que o seu provedor anuncia nos planos divulgados no seu site não são os números de velocidade real. Até porque a legislação brasileira infelizmente permite que as operadoras entreguem apenas uma porcentagem disso.

Na prática, o número anunciado é o máximo nominal que aquela conexão pode alcançar, e nenhuma operadora é obrigada a cumprir isso ou oferecer essa velocidade de internet o tempo todo. Existe sim um mínimo de velocidade a ser entregue, e é esse o valor que você precisa ficar atento ao utilizar a internet em casa ou no escritório.

Além disso, a conexão de internet por cabo de rede Ethernet é mais rápida do que aquela obtida por redes WiFi. Por isso, jamais faça a medição pela rede sem fio. Use os medidores de velocidade de internet sempre com o cabo conectado ao computador.

É através dos testes via cabo que você pode obter a medição da velocidade prometida pelo seu provedor de internet e, ainda assim, tudo precisa estar funcionando perfeitamente na sua conexão. Ao realizar o teste, você não pode reproduzir um filme na Netflix, um vídeo no YouTube ou fazer o download de um jogo no Xbox, pois isso fatalmente vai interferir nos resultados.


Compartilhe