Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Qual é a do Claro Prezão Free?

Qual é a do Claro Prezão Free?

Compartilhe

Quem não gosta de ter coisas de graça, não é mesmo?

Alguns planos de telefonia móvel estão apostando na oferta de planos a custo zero, em troca de consumo de publicidade e utilização de seus apps dedicados durante um período de tempo. Ao que parece, a moda está vingando, uma vez que temos pelo menos duas empresas apostando nessa estratégia.

A primeira é a Veek, com o Veek Freemium. Já escrevi sobre ela no blog. Agora, vamos dar uma olhada no Claro Prezão Free, que também promete a gratuidade dos serviços de internet e telefonia móvel, em troca de “alguns pequenos favores”.

 

Como funciona o Prezão Free?

Quero ser o mais justo possível com a Claro. Por isso, vou primeiro pegar as informações que estão disponíveis em seu site oficial, para depois olhar para os pontos positivos e negativos, e só então correr atrás do feedback dos usuários.

No Prezão Free, você ganha moedas por assistir vídeos e completar desafios. São essas moedas que você vai utilizar para trocar por pacotes de dados de internet, dias de ligação gratuita e SMS ilimitados.

Tudo acontece a partir do aplicativo Prezão Free, que só está disponível neste momento para o sistema operacional Android.

E aqui, temos o primeiro ponto negativo do Prezão Free: quem tem iPhone não tem o direito de ter uma linha da Claro “de graça”, pois tem smartphone de rico.

O processo de consumo de conteúdo patrocinado é definido pela Claro como “desafios”, e a mecânica é a mesma do Veek Freemium: você precisa assistir a vídeos curtos, com duração entre 5 e 30 segundos, para coletar moedas.

Aparentemente, já temos uma grande diferença em relação ao Veek Freemium, que mantém a sua linha ativa com a visualização de, pelo menos, um vídeo por dia.

No Prezão Free, para coletar moedas, você precisa ver “alguns vídeos” para completar o desafio. Na demonstração Claro, são 5 vídeos para ganhar 15 moedas.

Ou seja, você precisa dedicar algum tempo de sua vida para ver vídeos de propaganda para receber moedas. Boa sorte.

Você também pode ganhar moedas se você instalar aplicativos de parceiros recomendados pela Claro, o que pode resultar em crapwares no seu smartphone.

Coletou as moedas? Ótimo, agora você pode trocá-las pelos benefícios indicados no aplicativo do Prezão Free, como pacotes de dados e voz.

Outra maneira de ganhar moedas é convidando amigos. Você pode compartilhar um código de indicação, e a cada amigo que aderir ao plano e ativar o primeiro login do aplicativo, você e ele vão ganhar moedas para utilizar no app.

Parece um esquema de pirâmide? Com toda certeza, mas não conta isso para ninguém.

O serviço do Prezão Free só está disponível para clientes Pré-Pago da operadora. É possível ver os vídeos dos desafios e resgatar pacotes mesmo sem uma conexão de internet ativa.

A boa notícia aqui é que as moedas coletadas não expiram. Você pode levar anos se quiser para resgatar os seus pacotes dentro do app.

Por outro lado, as chamadas ilimitadas estão restritas entre as linhas Claro com o mesmo DDD. Nada de fazer ligação para a sua prima no Amazonas com você morando no Rio Grande do Sul.

 

A relação moeda-resgate

O grande desafio do Prezão Free é justamente cumprir com os desafios propostos pela operadora.

Dentro da sua tabela de dados a serem contemplados pelos usuários, você precisa coletar uma quantidade assustadora de moedas para ter 1 GB de dados e, mesmo assim, por apenas sete dias.

O que a Claro realmente quer é que você faça os desafios todos os dias para, pelo menos, ter os 50 MB de dados garantidos diariamente. Com 10 moedas por dia por 30 dias (o que pode ser equivalente a assistir uns cinco vídeos diariamente) é o suficiente para você ter 1.5 GB de dados… mas limitados a 50 GB por dia.

Para a grande maioria das pessoas, o mundo perfeito pede a coleta de, pelo menos, 100 MB por dia com 20 moedas. É a melhor relação custo-benefício, levando em consideração que serão 3 GB de dados por mês.

E 100 MB por dia é algo mais plausível para a navegação mais básica para tarefas mais leves, como consultar e-mails e mandar mensagens no WhatsApp.

Fora isso, haja paciência para assistir a um volume assustador de vídeos para conseguir 200 moedas e receber 1 GB de internet por 7 dias.

 

E aí? Vale a pena?

O Prezão Free tem algumas reclamações na Claro, com clientes reclamando que muitos vídeos não são computados ou que pacotes não estão disponíveis mesmo com o cliente com o número de moedas elegíveis para troca.

Já outros reclamam que resgataram os benefícios, mas nunca receberam os pacotes de internet e voz compatíveis com o volume de moedas utilizadas para o resgate.

Vale a pena enfatizar que o Prezão Free não é uma novidade no mercado brasileiro. Ele existe desde 2021, mas só agora decidi falar sobre ele.

Eu recebi o meu chip do Veek Freemium e vou colocar o moço para funcionar. E olhando de longe, posso me dar mais ou menos por satisfeito por ter aderido ao seu plano, deixando de lado a proposta da Claro.

E o motivo é bem simples: eu não preciso acessar mais do que uma vez por dia para ter o Veek Freemium funcionando. No máximo duas vezes para receber todos os benefícios.

Já o Prezão Free tende a me obrigar a assistir alguns minutos de vídeos por dia, de conteúdos que não me interessam, ou de anunciantes de produtos que jamais vou comprar.

De qualquer forma, como estamos na onda da gratuidade nos serviços móveis, achei que seria interessante falar do Prezão Free.

Não é exatamente o caso de recomendar ou rejeitar o Prezão Free. Se ele entregar a mesma qualidade de recepção de sinal e transmissão de internet dos outros planos, tudo certo. Podemos considerar o seu uso.

Do mais, o Veek Freemium parece um negócio melhor e menos torturante para quem não pode perder muito tempo na vida. Só de pensar que o Prezão Free pode me obrigar a ver mais conteúdos que eu não me importo apenas e tão somente para o usuário ficar mais tempo preso em um app e com os patrocinadores.

De qualquer forma, agora você sabe o que te espera no Prezão Free. Escolha com sabedoria.


Compartilhe