Alibaba e Aliexpres são dois nomes que estão muito em voga neste momento. A China virou um dos maiores exportadores globais, e as duas empresas previamente citadas são os máximos expoentes dessa tendência. Mas… qual é a principal diferença entre o Alibaba e o Aliexpress?

Explicamos tudo nesse post.

 

 

Alibaba

 

 

É um dos motores da economia chinesa atual. O Grupo Alibaba é uma corporação chinesa que engloba muitas empresas afiliadas com grande popularidade, como Alibaba.com, AliExpress, Yahoo! China, UC Web e outros. E a grande vantagem é que você pode acessar o os seus serviços do conforto de sua casa. Todo importador chinês já ouviu esse nome.

O que muitos usuários não sabem é que a empresa responsável pelo Alibaba também conta com um site irmão: Aliexpress.

O Alibaba.com se transformou em um dos e-commerces mais importantes do mundo. Recebe produtos de muitos fabricantes chineses, oferecendo aos importadores a chance de se comunicarem com os provedores em potencial. O Alibaba tem requisitos de pedidos mínimos muito altos, em troca de um preço por unidade muito mais baixo.

Ao fazer um pedido no Alibaba, você precisa entrar em contato com o vendedor para negociar um preço, que depende de vários fatores como a quantidade de unidades, por exemplo. A grande vantagem é poder negociar com o vendedor uma modificação no produto para que o mesmo se ajuste às suas necessidades.

 

 

AliExpress

 

 

É a sucursal minorista que faz parte do Alibaba. Dentro do Aliexpress.com, você encontra os mesmos fabricantes presentes no Alibaba, com a diferença de ser um e-commerce destinado ao consumidor final.

O Aliexpress funciona como qualquer outra loja online, onde você adiciona os produtos no carrinho e realiza o pagamento, Aqui, você não pode negociar as condições com o vendedor, e simplesmente aceita o que oferecem para você, ou vai para outro site. A vantagem aqui é que o processo de compra para o usuário comum é muito mais rápido.

Você também pode se comunicar com o vendedor em caso de dúvidas. O que não pode é negociar um preço para a compra de um grande número de itens.

O Aliexpress não tem requisito mínimo de quantidade, onde o preço de cada unidade será sempre o mesmo, exceto em situações muito específicas, onde são oferecidos cupons de desconto por volume de compra. O site tem uma interface muito mais simplificada e similar ao que você vai ver em outros e-commerces.

 

 

Conclusão

 

Tanto o Alibaba.com como o Aliexpress.com são as duas faces de uma mesma moeda. O Alibaba representa o mercado maiorista, enquanto que o Aliexpress representa o mercado minorista.

O Alibaba foi fundado em 1999, e desde então é uma potência na economia chinesa. A aparição do Aliexpress aconteceu em 2010, ano em que o grupo Alibaba decidiu entrar no mercado de venda minorista.