Compartilhe

Os nostálgicos dos videogames vivem um momento incrível com os consoles do passado em formato mini: NES, SNES, Mega Drive, PlayStation… todos eles voltaram em formato compacto (e via emulação). Mas… qual deles você deve comprar?

Fatores a serem considerados na escolha

Jogos retrô estão na moda, mas você não precisa ficar preso à proposta dos fabricantes. Você pode montar o seu próprio console retrô, comprando um Raspberry Pi ou um kit com a placa para essa finalidade.

Outra opção é você simplesmente comprar uma versão alternativa de um console mini, ou uma caixinha mágica que abriga vários jogos. Existem várias opções disponíveis no mercado.

Mas se você quer algo oficial, de um fabricante dos consoles do passado, as opções são diversas. Os produtos lembram o original e abrigam alguns dos clássicos dos videogames do passado. São jogos pré-instalados e os fabricantes não permitem a inclusão de novos jogos de forma oficial.

A emulação dos jogos está, de um modo geral, adaptadas às telas atuais, mas com filtros, efeitos e opções de ajuste de imagem. Mas se você quiser recriar a experiência do passado, você pode limitar a tela de forma artificial.

São consoles pequenos e aptos para um bom armazenamento ou para levar com você nas viagens. Mas lembre-se que o controle é elemento fundamental para recriar a experiência retrô e, nesse sentido, as réplicas contam com as vantagens e desvantagens da época: ergonomia menor, sem vibração e cabos.

Dito tudo isso, vamos às opções.

 

 

NES Classic

 

 

Ele começou tudo. Lançado em 2016 para comemorar os 30 anos do lançamento do NES, e foi um sucesso instantâneo, se transformando em objeto de desejo dos colecionadores.

A Nintendo fez um bom trabalho na réplica, que conta com detalhes modernos como porta HDMI para a TV e porta USB para alimentação, além dos conectores dos controles do Wii Remote na parte frontal.

O controle do NES Mini tem a mesma distribuição de botões do original, entregando a mesma experiência dos anos 80, mas com um cabo menor o que deixa você com a cara na TV.

É o único console retrô que vem com apenas um controle, e o seu funcionamento é similar ao de outras propostas similares, onde basta conectar o console na TV, escolher o jgoo e jogar. O NES Mini permite que você salve partidas a qualquer momento, e exibe os jogos nas opções TV antiga, 4:3 e resolução original.

 

Os 30 jogos clássicos da Nintendo presentes no NES Mini são:

Balloon Fight
Bubble Bobble
Castlevania
Castlevania II: Simon’s Quest
Donkey Kong
Donkey Kong Jr.
Double Dragon II: The Revenge
Dr. Mario
Excitebike
Final Fantasy
Galaga
Ghosts ‘n Goblins
Gradius
Ice Climbers
Kid Icarus
Kirby’s Adventure
Mega Man 2
Metroid
Mario Bros.
Ninja Gaiden
Pac-Man
Punch-Out!! Featuring Mr. Dream
Star Tropics
Super C
Super Mario Bros.
Super Mario Bros. 2
Super Mario Bros. 3
Tecmo Bowl
The Legend of Zelda
Zelda II: The Adventure of Link

 

 

Super NES Classic

 

 

É a Nintendo alimentando a aposta do NES Classic, lançando no ano seguinte o Super NES Classic. A lista de jogos foi reduzida para apenas 21 títulos (não expansíveis), e deixa de lado vários jogos importantes para muita gente.

Seu design foi cuidadosamente emulado do original, e em duas versões: uma mais fiel ao original vendido na América, e outra com formatos mais arredondados e mais colorido para a Europa.

 

 

Os controles são os mesmos do passado, mas com uma mudança importante: um cabo de 153 cm de comprimento. Além disso, o console é compatível com os controles do Nintendo Wii.

Sua alimentação é via USB e a conexão com a TV é via cabo HDMI. Sua interface é bem intuitiva, e você pode salvar até quatro jogos na memória do console. Nos formatos de visualização, o SNES Mini oferece a original (imagem quadrada), 4:3 e o modo de TV antiga, emulando as faixas horizontais que apareciam nos velhos televisores.

 

O catálogo de jogos (que muda entre as versões americana/europeia e japonesa) é o seguinte:

Contra III: The Alien Wars
Donkey Kong Country
EarthBound
Final Fantasy III
F-Zero
Kirby Super Star
Kirby’s Dream Course
The Legend of Zelda: A Link to the Past
Mega Man X
Secret of Mana
Star Fox
Star Fox 2 (exclusivo)
Street Fighter II Turbo: Hyper Fighting
Super Castlevania IV
Super Ghouls ’n Ghosts
Super Mario Kart
Super Mario RPG: Legend of the Seven Stars
Super Mario World
Super Metroid
Super Punch-Out!!
Yoshi’s Island

 

 

Playstation Classic

 

 

Conta com uma seleção de 20 jogos, um número ínfimo diante dos mais de 2.500 jogos existentes no catálogo original do console. É uma réplica em miniatura do original, sendo 45% menor, os mesmos botões slot para CD que só está lá para enfeite.

Os controles do PS Classic são iguais aos primeiros nos materiais, cores, botões, tato e preço, mas não são os controles DualShock. Se conectam via USB, ou seja, os seus controles do passado não funcionam nesse console. A longitude do cabo supera o metro e meio, o que é algo positivo.

Você pode acessar qualquer um dos 20 jogos em questão de segundos, com os mesmos menus, controles e gráficos para os jogos, com tempos de carga mínimos e zero latência.

A Sony não incorporou filtros de imagem ou upscalling para a visualização em telas modernas, mantendo o formato 4:3 dos jogos originais. Dos 20 jogos, nove são em 486 linhas a 50 Hz (PAL) e os demais contam com 576 linhas a 60 Hz.

O som de inicialização característico do console está presente, e você pode salvar as partidas em um cartão de memória virtual similar ao memory card do passado, mas nesse caso com 30 slots.

 

Estes são os 20 jogos disponíveis no PS Classic:

Battle Arena Toshinden
Cool Boarders 2
Destruction Derby
Final Fantasy VII
Grand Theft Auto
Intelligent Qube
Jumping Flash!
Metal Gear Solid
Mr. Driller
Oddworld: Abe’s Oddysee
Rayman
Resident Evil™ Director’s Cut
Revelations: Persona
Ridge Racer Type 4
Super Puzzle Fighter II Turbo®
Syphon Filter
Tekken 3
Tom Clancy’s Rainbow Six
Twisted Metal
Wild Arms

 

 

SEGA Mega Drive Mini

 

 

Chegou recentemente ao mercado e tem uma muito atraente oferta de 40 jogos no seu catálogo e, nesse caso, temos grandes sucessos do console original e até alguns jogos que não saíram oficialmente para o Mega Drive em sua época.

Também emula a experiência do original sem maiores complicações. A versão europeia do console conta com dois controles clássicos de três botões, cabo HDMI e cabo USB para alimentação, mas sem adaptador de corrente elétrica.

O design original foi emulado em detalhes, incluindo o slot para cartuchos ou o conector de áudio de 3.5 mm, mas ambos não são funcionais. O console é 55% menor que o original e pesa menos de um quilo.

A experiência dos controles evocam ao original na sua forma e peso, com uma sensibilidade um pouco maior. A longitude dos cabos é de dois metros. Lembrando que os controles originais não são compatíveis (ele usa portas USB) e os controles de seis botões precisam ser adquiridos em separado.

Sobre a sua interface e modos de vídeo, você encontra o modo de scanlines para evocar as TVs do passado, o formato original e o panorâmico. Você pode salvar partidas em três slots por jogo.

 

Os 42 jogos do SEGA Mega Drive Mini são:

‘Sonic the Hedgehog’
‘Ecco the Dolphin’
‘Castlevania: The New Generation’
‘Space Harrier 2’
‘Shining Force’
‘Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine’
‘ToeJam & Earl’
‘Comix Zone’
‘Altered Beast’
‘Gunstar Heroes’
‘Castle of Illusion Starring Mickey Mouse’
‘World of Illusion Starring Mickey Mouse and Donald Duck’
‘Thunder Force III’
‘Super Fantasy Zone’
‘Shinobi III’
‘Streets of Rage 2’
‘Earthworm Jim’
‘Sonic The Hedgehog 2’
‘Probotector’
‘Landstalker’
‘Mega Man: The Wily Wars’
‘Street Fighter II: Special Champion Edition’
‘Ghouls ‘n Ghosts’
‘Alex Kidd in the Enchanted Castle’
‘Story of Thor’
‘Golden Axe’
‘Phantasy Star IV: The End of the Millennium’
‘Sonic The Hedgehog Spinball’
‘Vectorman’
‘Wonder Boy in Monster World’
‘Tetris’
‘Darius’
‘Road Rash II’
‘Strider’
‘Virtua Fighter 2’
‘Alisia Dragoon’
‘Kid Chameleon’
‘Monster World IV’
‘Eternal Champions’
‘Columns’
‘Dynamite Headdy’
‘Light Crusader’

 

Um detalhe exclusivo a ser considerado com esse console: enquanto que as outras opções os jogos japoneses e europeus apresentam algumas diferenças, no caso da opção da SEGA a lista de jogos é a mesma para o mundo todo.


Compartilhe