Início » Dicas, Truques e Macetes » Qual a velocidade de internet que você precisa para ser feliz?

Qual a velocidade de internet que você precisa para ser feliz?

Compartilhe

Todo mundo já se perguntou um dia qual é a velocidade de internet que precisamos para uma boa experiência de uso. A resposta universal não existe, e o motivo é bem simples: depende do que você faz no seu dia a dia, e quantas pessoas vão usar essa conexão.

Felizmente, alguns parâmetros podem servir como referência na hora de decidir qual é o mínimo de internet que devemos contar em casa para uma boa experiência de isso. Nesse post, vamos ajudar os mais indecisos, esclarecendo alguns pontos.

 

 

Velocidade de conexão de internet e cenários de uso

Tais fatores precisam ser considerados, mas é preciso levar em consideração que nem todo o tipo de conexão oferece a mesma estabilidade. Na maioria dos casos, é preferível ter uma velocidade um pouco acima do necessário para compensar pequenas quedas e variações do dia a dia.

Dito isso, vamos apresentar a velocidade mínima necessária para cada tarefa:

– Jogos online: a latência e a estabilidade da conexão são fundamentais. Com 5 Mbps de download, 1 Mbps de upload e latência inferior a 100 ms, você tem uma experiência aceitável. O ideal é ter uma latência abaixo dos 50 ms.

– Videos em streaming: o ideal é contar com pelo menos 10 Mbps de download e 0.5 Mbps de upload.

– Reprodução de músicas em HD: não exige muito de sua internet, mas o ideal é contar com pelo menos 2 Mbps do download para usar sem problemas a maioria dos serviços atuais.

– Vídeo em streaming a 1080p: o mínimo são 5 Mbps de download, mas o ideal é contar com 10 Mbps para garantir a melhor experiência.

– Vídeo em streaming em 4K: o mínimo de 25 Mbps, mas é recomendável 35 Mbps para ter uma margem de sobra.

– Navegação web básica: 3 Mbps são suficientes, mas para visualizar imagens e conteúdos multimídia com qualidade são recomendados 5 Mbps.

– Videochamadas: o mínimo que queremos são 1.5 Mbps, mas pense em 3 Mbps para garantir uma boa experiência.

– Download de arquivos e conteúdos: o mínimo para uma maior agilidade nesse item são 50 Mbps, mas nesse caso, quanto maior a velocidade, melhores serão os resultados.

 

 

 

Um exemplo prático

Um jovem casal tem cinco dispositivos que estarão conectados na internet, vão jogar e reproduzir conteúdos por streaming em 4K todos os dias, e fazem o download de arquivos pesados de forma ocasional.

O mínimo que eles necessitam é de 35 Mbps de download, mas para obter uma experiência perfeita devem optar pro um plano com, pelo menos, 100 Mbps. Ou seja, pelo menos três vezes mais que o mínimo.

Tenha sempre em mente os valores para cada atividade, analise o seu perfil de uso e faça a melhor escolha para o seu bolso.


Compartilhe