Estamos em 2024, e o tema sobre a velocidade ideal de internet para cobrir todas as necessidades domésticas ou empresariais está em evidência, mais uma vez.
Com o passar do tempo, a internet e todas as tecnologias que de alguma forma se relacionam com a rede mundial de computadores evoluem de forma escalonada. Aplicativos e jogos de videogames, vídeo por streaming e TV online ao vivo exigem um volume cada vez maior de dados das conexões disponíveis.
Diferentes atividades na internet requerem diferentes velocidades de conexão para funcionarem de maneira eficaz. Por isso, vamos revisar quais são as velocidades de internet recomendadas para 2024, dentro desse universo de possibilidades.
O que dá para fazer com os planos disponíveis?
As tarifas de internet podem variar muito em função da operadora que você contratou, e os diferentes planos disponíveis existem para atender diferentes necessidades.
Compreender as diferentes velocidades (em Mbps) ajuda os consumidores a escolherem a melhor opção para seu uso específico.
A partir de agora, um breve resumo do que cada velocidade de internet pode fazer em 2024:
- Conexões Inferiores a 100 Mbps: navegação básica na internet, verificação de e-mails e uso das redes sociais. O streaming em qualidade padrão é possível, mas não é o ideal para o consumo em alta definição.
- Conexão de 100 Mbps: ideal para transferência de arquivos e uso de serviços na nuvem, além de ser o suficiente para streaming de vídeos em 1080p e 4K.
- Conexão de 300 Mbps: pensado nos downloads de grandes arquivos e streaming de múltiplos vídeos em alta definição, de forma simultânea.
- Conexão de 600 Mbps: para as residências com várias pessoas ou pequenas empresas, suportando múltiplos dispositivos conectados ao mesmo tempo. Excelente para streaming em Full HD, videoconferências e jogos online de alta velocidade.
- Conexão de 1 Gbps: pensado em downloads quase instantâneos e jogos online com máxima performance, além do uso intenso da internet por múltiplos dispositivos de forma simultânea.
- Conexões Superiores a 1 Gbps: indicada para profissionais que lidam com transferências de arquivos muito grandes ou trabalhos audiovisuais, como vídeos para o YouTube. Para a grande maioria dos usuários, a velocidade superior não é tão diferente em relação aos planos de 1 Gbps.
A velocidade necessária com base no uso
Voltamos para a ideia do “necessidades específicas, velocidades específicas”.
Alguns usuários preferem identificar qual é o melhor plano de internet em função do que realmente vai fazer, e não a partir de todas as possibilidades disponíveis.
Por isso, reservo esse segmento para apresentar alguns dos cenários mais comuns para que cada pessoa possa identificar qual é a sua situação antes de contratar um plano de internet para a sua casa.
Quantas pessoas moram com você?
Para uma pessoa sozinha, 100 a 300 Mbps são geralmente suficientes para a maioria das atividades online. Já os lares com múltiplos usuários ou necessidades de streaming de alta qualidade podem se beneficiar de 600 Mbps ou mais.
Aqui, a regra é bem simples: quanto maior o número de pessoas na residência, maior será a velocidade que você vai contratar.
A não ser que a sua atividade profissional obrigue a contratação de uma internet de alta velocidade exclusivamente em função desse uso mais exigente. E aí, não tem jeito: você precisa colocar a mão no bolso.
Você joga? Se sim, como e onde?
Jogos online menos exigentes podem funcionar bem com 100 a 300 Mbps. Para jogos que requerem alta performance e baixa latência, 600 Mbps ou mais são recomendados.
Se você vai investir nos jogos online, dê prioridade nas conexões cabeadas, tanto para melhorar a velocidade de transmissão de dados quanto para reduzir a latência e melhorar o upload.
Se for utilizar o WiFi (no notebook gamer), tente ao menos ter um equipamento compatível com WiFi 6 e em uma conexão a 5 GHz, que tem menor alcance, porém, maior performance.