Qual a quantidade de RAM eu preciso no meu computador em 2020?

Compartilhe

A RAM é um componente fundamental para qualquer computador pessoal, e é utilizada principalmente para carregar instruções da CPU com as memórias cache, além de gerenciar dados do sistema e aplicativos, que são cada vez mais pesados.

Com pouca RAM, o sistema operacional sofre de lentidões, paralizações de aplicativos e reinicializações. Logo, é preciso saber o quanto de memória você precisa para não sofrer com o seu computador.

 

 

 

Quanto preciso ter de RAM?

 

 

Todos os softwares indicam o mínimo de RAM necessário para funcionar. Mas teoria e prática são coisas muito diferentes. Por isso, revisamos nesse post o mínimo necessário para cada situação, mas tudo por aproximação, pois cada usuário é um universo diferente, e cada realidade de uso precisa ser considerada.

Tudo o que você vai ver a partir de agora é um parâmetro ou referência para a decisão que você precisa tomar no futuro sobre a atualização do seu computador na troca ou ampliação da RAM. A quantidade de memória que você pode precisar tende a variar com o seu perfil de uso, o que deixa a decisão mais dinâmica e flexível.

 

 

1 GB: o mínimo para o Windows 10 de 32 bits funcionar, mas ainda assim funcionar de forma capenga. Se o seu equipamento é um netbook ou algo similar, dobre a quantidade de memória.

2 GB: o mínimo para o Windows 10 de 64 bits funcionar para as tarefas mais básicas (navegação web com poucas abas abertas, e-mail, processador de textos ou multimídia básica).

4 GB: o mínimo aceitável para funcionar qualquer versão do Windows 10 com um uso bem básico. O Chrome vai abrir algumas abas a mais e o Photoshop vai funcionar de forma lenta. Lembrando que o Windows de 32 bits sozinho pode utilizar até 3.2 GB dessa memória. Pense nisso.

8 GB: é o padrão de um PC de linha média atual, e o ideal para um comportamento decente no Windows 10. O Adobe Creative Cloud já funciona aqui, e aplicativos de edição e renderização de fotos ou vídeos em Full HD já são permitidos. Daqui pra frente, o Windows 10 64 bits é de uso obrigatório.

16 GB: o mínimo para chamar o seu computador de premium (é o que eu tenho no meu notebook hoje). Já podemos usar aplicativos profissionais como CAD e 3D, processamento de imagens em RAW ou vídeos em 4K no Premiere Pro ou After Effects.

32 GB: faz todo o anterior funcionar ainda melhor, e ainda permite a execução de tarefas como máquinas virtuais. Permite carregar imagens e vídeos com resoluções enormes, que podem ser editados de forma fluída. É o máximo suportado pelos notebooks de consumo.

64 ou 128 GB: o máximo suportado em computadores profissionais e workstations (tanto desktops como móveis). Permite a edição de vídeos em 8K, trabalhar com imagens RAW enormes e executar aplicativos profissionais como CAD e 3D de forma perfeita. É o máximo suportado pelo Windows 10 Home 64 bits, mas as versões Windows 10 Pro, Education e Enterprise podem manejar até 2 TB de RAM.

 

 

 

E nos jogos?

 

Temos aqui um capítulo a parte.

Os jogos são muito mais exigentes, e os grandes títulos pedem 8 ou 16 GB de RAM. Leve em conta que essa memória também pode ser utilizada como memória de vídeo em PCs com gráficos integrados. Por isso, tenha sempre uma placa gráfica com memória dedicada, pois o ganho de desempenho nos jogos é algo indiscutível.


Compartilhe