Qual a distância ideal do computador para preservar a sua visão? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Qual a distância ideal do computador para preservar a sua visão?

Qual a distância ideal do computador para preservar a sua visão?

Compartilhe

Passamos o dia inteiro na frente das telas, independente de nossa atividade profissional. Seja você um profissional, um gamer, um usuário amador ou alguém procrastinando assistindo vídeos e procurando memes pela internet.

As telas fazem parte da nossa vida, da mesma forma que o papel e o fogo também estão presentes. A grande diferença é que, diferente dos dois últimos elementos mencionados neste parágrafo, os nossos dispositivos eletrônicos que reproduzem imagens podem danificar a nossa visão com o passar do tempo.

Nem todos entram em um consenso sobre o tempo de uso das telas, a quantidade de brilho e outros aspectos técnicos. Mas podemos estabelecer uma regra para o quanto devemos ficar ou não próximos das telas para não afetar a nossa visão.

Vamos ver o que os especialistas falam sobre o assunto.

 

 

 

Por que as telas são problemáticas?

 

O uso excessivo de telas pode resultar em diversos efeitos colaterais que podem ser prejudiciais ao usuário com o passar do tempo, e praticamente todos nós sentimos pelo menos um desses efeitos, mesmo que de forma superficial.

Alguns exemplos dos efeitos das telas na visão do ser humano: secura nos olhos, irritação, vista cansada, dores de cabeça e no globo visual, entre outros. Obviamente, ajustar as configurações de tela ou aumentar a fonte das letras para reduzir o cansaço são medidas muito bem vindas e providenciais, mas podem não ser o suficiente.

Independente do tipo de tela que você está usando e do dispositivo que conta com essa tela (seja ele um computador desktop, um notebook, um smartphone ou tablet, tela plana e curva, etc), existem algumas regras básicas que devemos seguir na hora de se posicionar diante de uma tela eletrônica.

E é sobre isso o que vamos falar a partir de agora.

 

 

 

Como se posicionar diante de uma tela?

 

 

Podemos dizer que existem pelo menos dois fatores que são especialmente importantes na hora de ficar diante de uma tela de computador. E são esses fatores que você deve priorizar na hora de trabalhar com o dispositivo.

O primeiro fator é o mais óbvio de todos: a distância.

O ideal é que você se posicione entre 50 e 70 centímetros da tela. Ou melhor, que os seus olhos fiquem nessa distância para que a sua vista não fique forçada. É mais do que razoável para que você possa ser produtivo diante do computador com uma tela com dimensões generosas.

O segundo fator a ser considerado é o ângulo que a sua visão estará em relação à tela instalada. O ideal é que você esteja a pelo menos 15 graus abaixo da linha do olhar. Na prática, o movimento que o seu pescoço precisa fazer do ponto de relaxamento (em uma postura não forçada), com as costas retas, em direção à tela é de, pelo menos, 15 graus.

Um último fator importante dentro dessa equação: não ignore os sinais do seu corpo.

Se o seu corpo começa a sentir as muitas horas de trabalho e a má postura diante do computador, a sua visão e, consequentemente, integridade física estão em risco. As consequências dos problemas com a visão podem ser muito drásticas, e você não vai querer lidar com isso no futuro.


Compartilhe