Quais smartphones já podem receber o Android 10?

Compartilhe

O Android 9.0 está chegando ao fim do seu ciclo de vida, de modo que os dispositivos precisam ser atualizados para o Android 10, que está disponível desde o final de 2019. Até agora, poucos dispositivos contam com a nova versão do sistema operacional, mas isso deve mudar em breve.

Talvez o principal motivo de irritação dos usuários Android é justamente a janela de atualização do seu dispositivo para as novas versões do sistema operacional. Não dá mais para entender por que demora tanto para um telefone ser atualizado, a não ser que a explicação passe pela nefasta obsolescência programada, que só existe para levar o consumidor a ser obrigado a adquirir um telefone novo.

Outro motivo para a demora das atualizações no Android é a sua enorme base de usuários. Este é um dos sistemas operacionais mais populares do planeta, com centenas de marcas que oferecem ao mercado dispositivos com diferentes características. E é um sistema operacional para um universo muito heterogêneo de produtos.

Fato é que, a partir de agora, muitos usuários de smartphones Android das mais diferentes marcas terão que receber o Android 10, e apesar do software não estar disponível para esse grande universo de dispositivos, ao menos as datas estimadas para as atualizações foram reveladas.

 

 

 

Quem já pode contar com o Android 10?

 

 

Aproximadamente 15 marcas divulgaram as suas listas de dispositivos que estão compatíveis e elegíveis a receber o Android 10 em mais de 100 modelos de dispositivos. A lista completa você pode conferir nesse link.

Podemos afirmar desde já que os dispositivos que mais vão ter que esperar são os da LG. A marca definiu que só vai disponibilizar o Android 10 nos seus dispositivos compatíveis em setembro de 2020. Ou seja, no último trimestre do ano, e na mesma janela de lançamento da próxima versão do sistema operacional, o Android 11.

Conseguem perceber aqui o que a LG está fazendo? Acho que eu não preciso me estender nos comentários. Quem chegou até aqui nesse post sabe muito bem o que eu quero dizer.

Essa grande demora nas atualizações dos dispositivos sempre resultou em grandes problemas para a imagem do Android como um todo. Os fabricantes deixam os dispositivos dos seus clientes sem os novos recursos que o Google adicionou no Android 10 e, no pior dos casos, deixam esse grande grupo de dispositivos sem receber todas as atualizações do sistema operacional, que podem resultar em uma melhor experiência de uso e maior segurança para os seus dados pessoais.

Nesse aspecto, a vitória da Apple é quase indiscutível.

Chega a ser bonito de se ver o que a Apple faz na época do lançamento de uma nova versão do iOS. A grande maioria dos dispositivos compatíveis com o novo software recebem a nova versão do sistema operacional no dia do seu lançamento, mostrando assim um compromisso gigantesco da empresa da maça mordida com os seus clientes, que pagam caro por um smartphone, mas que recebe um suporte de software sensacional.

Passou da hora do Google aprender com a Apple nesse aspecto, e que os fabricantes possam compreender essa mecânica para oferecer um serviço melhor para os seus clientes… que pagam preços elevados pelos smartphones com Android.

 

 

Via CNET


Compartilhe