O último relaótrio da Canalys mostra que a Google é a empresa que mais vende nesse momento no segmento de alto-falantes inteligentes. Porém, Alibaba e Xiaomi apostam forte nesse segmento, com um crescimento notável no mercado asiático.

Durante o primeiro trimestre de 2017, o Amazon Echo dominava com mão de ferro o segmento de assistentes de voz e alto-falantes inteligentes, com 80% do mercado.

Um ano depois, o cenário mudou, e muito. O Amazon Echo despencou para 28% de cota de mercado, enquanto que o Google Home assumiu a liderança, com 36% de cota.

 

 

Na terceira posição, bem distante, está o Tmall Genie da Alibaba (11.8%), enquanto que a Xiaomi alcançou 7% de cota com as vendas do Xiao AI na China.

O segmento está em plena ebulição, onde outros fabricantes começam a lançar as suas soluções. Mas para os analistas da Canalys, o principal motivo para a Google superar a Amazon é o seu forte canal de distribuição, que é favorecido pelas operadoras e lojas. Porém, a Amazon já parte par ao contra-ataque com força, com muitas unidades dos dispositivos e as integrações com lares inteligentes.

 

 

Este cenário pode mudar com a chegada de outros idiomas nesses alto-falantes. Ser obrigado a falar tudo em inglês afasta a maioria dos usuários brasileiros. Eliminando a barreira idiomática, podemos vislumbrar um cenário promissor para esse segmento da tecnologia.

 

Via Canalys