Tal e como acontecem todos os anos, os rumores sobre o novo iOS 13 estavam a altura de suas expectativas, e todos os detalhes sobre o sistema operacional para iPhone que vai chegar em setembro de 2019 foram revelados. Vários são os novos recursos, mas um dos mais esperados era mesmo o modo escuro, em todo o sistema, que faz a sua estreia oficial nessa nova versão.

Mas nem todo pode ser sorrisos, alegria e diversão nesse mundo cruel e sem sentido. Com a nova versão do iOS, vieram na bagagem algumas más notícias para alguns proprietários dos smartphones da Apple mais antigos, pois obviamente alguns modelos ficaram de fora da lista de atualizações, se tornando automaticamente obsoletos para o mundo moderno.

 

 

Os modelos de iPhone que ficarão obsoletos com o iOS 13

 

Por enquanto, a Apple não liberou uma lista oficial sobre o assunto. Mas as conclusões sobre quais foram os condenados pela chegada do novo software já correm como pólvora entre os sites especializados. Sobre o hábito da Apple em deixar de atualizar o iOS a última fila de dispositivos que recebeu o update no ano anterior, podemos dizer quais são os principais candidatos a caírem no esquecimento: iPhone 5s, 6, 6 Plus, 6s, 6s Plus e iPhone SE.

Se você é proprietário de alguns dos modelos que eu mencionei no parágrafo anterior, e gosta de estar atualizado com os softwares da Apple e ter um suporte técnico especializado para o seu caro produto de tecnologia, o meu conselho de amigo é: comece a economizar dinheiro desde já para comprar um modelo mais recente.

Também é importante destacar que, nesse caso, ficar obsoleto não é o mesmo que ser descontinuado. Obsoleto é um iPhone 7, que foi lançado lá atrás, mas ainda funciona. Só não recebe os recursos dos modelos mais novos. Já descontinuado é aquele produto que efetivamente sai do mercado, não entrando mais na cadeia de produção dos fabricantes.