O Nintendo Swtich Lite é uma realidade. O console pega o melhor do Nintendo Switch tradicional, tira alguns detalhes e aposta em uma experiência 100% portátil, com suporte para transmitir o vídeo para uma TV.

Na apresentação do console, a Nintendo deixou claro que o jogo precisa ser compatível com o modo portátil para funcionar no Nintendo Swtich Lite. Porém, muitas pessoas ficaram com dúvidas sobre quais jogos vão ou não funcionar no novo console.

Nesse post, vamos tentar oferecer respostas.

O vídeo de apresentação do Nintendo Swtich Lite (no final do post) mostram as principais diferenças desse para o Switch tradicional. Ele não funciona com o dock, pois é um console 100% portátil. Você pode constatar se um jogo é compatível através do modo portátil. Porém, em teoria, todos os jogos são compatíveis com esse tal modo portátil.

Ou será que não?

 

 

Não podemos jogar todos os jogos no Nintendo Switch Lite?

 

 

Inicialmente, sim e não.

O Nintendo Swtich Lite tem algumas limitações, como não ter os JoyCon separados e nem todos os jogos da eShop usam o modo portátil de série serão compatíveis, assim como os jogos exclusivos do modo portátil por não serem compatíveis com o dock.

Além disso, alguns jogos que, por sua mesma natureza, não são ideais para jogar no modo dock, ou seja, o Nintendo Swtich Lite pode ter jogos exclusivos. O contrário também pode acontecer, com jogos que não poderão ser executados no modo portátil por conta de algumas limitações técnicas, mas essa parte é pura especulação.

Some tudo isso ao tema da potência do novo console. O NVIDIA Tegra só alcança o seu potencial máximo no dock do Nintendo Switch, quando está carregando. Isso é necessário para exibir a imagem a 1080p, e o console em modo portátil não tem essa potência toda.

O Nintendo Swtich Lite vai sim rodar jogos exigentes, como The Legend of Zelda: Breath of the Wild, mas outros jogos futuros como The Witcher 3 ou Hellblade: Senua’s Sacrifice podem ter sérios problemas para rodar.

 

 

Quando nos referimos aos jogos compatíveis, temos que comentar algumas coisas. Inicialmente, os JoyCons fixos no Nintendo Swtich Lite podem ser um problema, mas é possível conectar periféricos externos via Bluetooth, como o JoyCon de um Switch tradicional, o controle Pro ou a Pokéball Plus. A limitação aqui está em jogar os jogos do estilo 1, 2, Switch!, onde precisamos desse controle e de um modo de recarga externa. E, para isso, há acessórios disponíveis.

Por fim, é possível jogar uma grande maioria de jogos no Nintendo Switch, mas alguns jogos específicos ou não poderão rodar ou você vai precisar de controles externos (ou outros acessórios). Seja como for, tanto na eShop como nos catálogos dos jogos, você vai poder identificar que o game em questão é compatível com o modo portátil ou se é exclusivo do Nintendo Swtich Lite.