TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Purism Librem: o notebook ideal para quem é fã do software livre | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notebooks, Ultrabooks e Conversíveis | Purism Librem: o notebook ideal para quem é fã do software livre

Purism Librem: o notebook ideal para quem é fã do software livre

Compartilhe

purism-librem

O Purism Librem 15 é um notebook com tela de 15.6 polegadas, que lembra um MacBook Air no seu design, mas se diferencia por contar com um hardware e software Open Source. O produto só possui o firmware da Intel como componente proprietário, e suas configurações incluem um sistema operacional em software livre e várias licenças abertas no hardware.

O notebook possui um processador Intel Core i7-4712MQ, GPU NVIDIA GT840M, 4 GB de RAM, 500 GB de disco rígido (com opção em SSD) e uma unidade de CD/DVD. O produto ainda conta com três portas USB 3.0, porta HDMI, slot SDXC e entrada RJ-45, além de suporte ao WiFi 802.11n, webcam frontal 720, saída de áudio HD e teclado retro-iluminado.

O sistema operacional é o Trisquel, uma conhecida distribuição Linux derivada do Ubuntu, que foi defendida por Richard M. Stallman – defensor acérrimo do software livre. Essa é uma das poucas distribuições qualificadas como ‘livres’ pela Free Software Foundation, que ‘homologa’ distribuições sem blobs binários nem componentes proprietários. Essa escolha como sistema operacional se soma à integração do Tor pré-instalado e pré-habilitado como padrão, de forma que o anonimato de cada usuário trate de se proteger por conta desse serviço.

Os responsáveis desse projeto estão buscando financiamento para colocar esse notebook no mercado, com preço inicial sugerido de US$ 1.449. As primeiras unidades chegarão em abril de 2015, e o objetivo desse portátil é ‘restabelecer o direito dos usuários à liberdade e a privacidade’.

 

Via Ars TechnicaPurism Librem 15 em CrowdSupplyPurism


Compartilhe