Quando a Nike apresentou pela primeira vez o seu tênis com sistema de amarração automática, todos pensamos em Marty McFly e De Volta Para o Futuro II. O tempo passou, e a Nike permaneceu como a única grande empresa a desenvolver esta tecnologia, apresentando recentemente uma nova versão do seu HyperAdapt 2.0, além de lançar um novo modelo com esta tecnologia: o Nike Adapte BB.

Pois bem, hoje chega a concorrência. A Puma apresenta seus novos calçados Fit Intelligence (Fi), cuja novidade é justamente o fato que eles podem ser amarrados sozinhos, além de se conectarem ao nosso smartphone.

 

 

Nova plataforma de tecnologia Fit Intelligence (Fi)

 

 

Com estes novos calçados que foram apresentados durante um evento em Hong Kong, a Puma mostra a sua nova plataforma tecnológica, a Fit Intelligence (Fi), que estará presente em uma nova linha de calçados esportivos, e é capaz de cobrir várias atividades e esportes.

Os primeiros calçados se chamam Puma Fi, e são voltados ao treinamento e corrida leve. Sua seção tecnológica é baseada em um módulo colocado no topo dos calçados, que funciona por meio de um sistema tátil que reage quando deslizamos os dedos para cima ou para baixo.

Ao fazer o gesto para cima, os laços são contraídos para ajustar o sapato ao pé. Quando realizamos o gesto para baixo, os laços são afrouxados para poder extrair o sapato do pé. A Puma diz que seus sapatos têm um “sistema de detecção patenteado”, que seria capaz de aprender qual é a forma do nosso pé para um encaixe perfeito.

 

 

O Puma Fi também se conecta a um aplicativo móvel em seu smartphone via Bluetooth, que é onde podemos fazer os ajustes sem ter que tocar o módulo integrado no tênis. Também podemos configurar diferentes tipos de ajustes, e um aplicativo compatível o com Apple Watch permite o monitoramento das atividades a partir do relógio.

A Puma não forneceu detalhes sobre a bateria do Puma Fi, mas inclui no kit de venda uma base de recarga sem fio. Aqui será interessante saber qual sistema é utilizado para a carga e a autonomia que os tênis entregam.

 

 

O Puma Fi chegará aos Estados Unidos e Europa durante a primavera de 2020 (no hemisfério norte) e custará US$ 330. Para os mais impacientes, a Puma vai abrir uma espécie de fase beta para os usuários testarem o produto enviando comentários que serão utilizados para melhorar o tênis antes de seu lançamento em um ano.

 

 

 

Via Puma