Já flopou?
Se sim, a única surpresa é que flopou mais rápido do que todo mundo esperava. Pois o flop era certo.
Diferente do que muitos previam, o PS5 Pro está amplamente disponível em diferentes mercados globais, por conta da baixa procura dos gamers ao console.
O motivo para que o PS5 Pro seja rejeitado por consumidores de todo o planeta é o mais óbvio de todos: a baixa relação custo-benefício que o console oferece nesse momento.
Seu preço de US$ 699 nos EUA (R$ 6.999 no Brasil, 799,99 euros na Europa) e a ausência da unidade ótica deixa o PS5 Pro com um preço que é quase o dobro do PS5 Slim neste momento (no Brasil, mais que o dobro), o que afasta os potenciais compradores do produto.
Sinais do flop são evidentes
O mercado de revenda, famoso por lucrar com a escassez de unidades na primeira janela de lançamento, sofre agora com a sobra de unidades do PS5 Pro no mercado, forçando vendas abaixo do valor recomendado.
Já os revendedores que tentaram repetir o sucesso de lucrar com a escassez estão vendendo o PS5 Pro com perdas para minimizar prejuízos.
Na Europa, o preço médio de revenda está apenas 20 a 30 euros abaixo do valor recomendado, refletindo a tentativa de redução de perdas em função do desinteresse dos consumidores.
A única área de revenda ainda lucrativa é a da unidade de disco, com demanda alta e preços inflacionados, o que indica de forma muito clara que os consumidores também desejam ter as mídias físicas para garantir que vão ter os seus jogos como seus.
Algumas lojas estão oferecendo pacotes com o leitor de mídia física atrelados ao PS5 Pro para evitar que os consumidores sejam obrigados a comprar de revendedores a preços abusivos.
E no Brasil?
Não há números sobre as vendas iniciais do PS5 Pro no Brasil. Até porque o console chegou ao nosso mercado muito recentemente.
Porém, não será uma surpresa se o consumidor brasileiro acompanhar a tendência dos europeus e norte-americanos.
O preço do PS5 Pro no Brasil é algo simplesmente proibitivo, e ainda vejo que a grande maioria daqueles que ainda possuem o PS5 não vão sair correndo para comprar o novo console neste momento.
O brasileiro deve esperar por uma redução de preços do PS5 Pro por aqui. Ou esperar pelo principal motivo para comprar o console (por enquanto): o lançamento de GTA VI.
De qualquer forma, o fracasso do lançamento do PS5 Pro, se confirmado, não é uma surpresa. Estava mais do que previsto para qualquer pessoa de bom senso.
E não só por causa do preço. Aqui, também entra na equação as mentiras que a Sony contou sobre o PS5, com promessas não cumpridas ao longo de quatro anos.
E o gamer está colocando esse histórico na equação da rejeição do PS5 Pro.