PS3, Xbox 360 e Wii U seguem vivos graças aos jogos clássicos e ao jogo online

Compartilhe

Você sabia que o velho Nintendo Wii U ainda está recebendo lançamentos e, por causa disso, tem um bom grupo de usuários ativos? O mesmo acontece com o PS3 e o Xbox 360, que não recebem tantos jogos novos (se bem que o Xbox Live Gold ainda salva o 360), mas ainda estão vivos por uma série de fatores.

 

 

Esperar por jogos novos é quase uma utopia (ou não)

As plataformas atuais ainda recebem muitos jogos, mas as antigas nem tanto. Por outro lado, lançamentos pontuais para as gerações anteriores ainda acontecem, pois existe uma boa base de gamers que ainda utilizam os seus videogames do passado.

A grande novidade nem é ter jogos novos para consoles antigos, mas sim ter um jogo novo para o Wii U, que foi um fracasso de vendas. No caso do Xbox 360, Jade Empire, jogo do Xbox original, chegou no 360 em 11 de junho de 2019. Antes disso, várias franquias esportivas (Madden, FIFA, NBA) e jogos de dança como Just Dance também desembarcaram para a geração anterior de consoles da Microsoft.

O mesmo acontece com o PS3, com FIFA 19 que chegou em setembro de 2018. De forma oficial, FIFA Soccer 2005 (em outubro de 2004) foi o último jogo lançado para o PlayStaton, e Pro Evolution Soccer 2014 (em novembro de 2013) foi o último jogo lançado para o PS2.

Ou seja, os velhos consoles contam com vida longa, mesmo sem novos jogos. Especialmente porque eles não são condenados por completo. Poder rodar jogos clássicos para estes consoles é um dos motivos para mantê-los vivos. Tudo bem, a retrocompatibilidade mantém esses jogos vivos, mas muita gente ainda roda os jogos nos consoles para os quais eles foram criados.

No caso do PS3 em especial, existem dois motivos singulares: o primeiro é que alguns modelos são retro compatíveis com o PSOne e PS2, e o segundo é que o modo multiplayer ainda é gratuito nesse console para vários jogos, ago que não acontece no Xbox One e no PS4.

A Microsoft cobra pelo Xbox Live Gold, mas ao menos presenteia o assinante usuário do Xbox 360 com dois jogos gratuitos por mês. O console até recebeu uma atualização em maio de 2018, dois anos depois do seu teórico fim de ciclo. Alguns jogos de velhas gerações chegam remasterizados para os novos consoles, com suporte para 4K e outrras melhorias.

Na Sony, o PS Plus também oferece jogos de graça, mas todos para o PS4. O PS3 e PS Vita deixaram de receber os games de cortesia em fevereiro de 2019. Uma pena, pois era uma forma de manter a velha geração de consoles viva por mais tempo.

De qualquer forma, os velhos consoles de videogames seguem dando alegria para os usuários, com jogos tão bons (e, em alguns casos, melhores) do que alguns da nova geração. O componente nostalgia pesa e muito nessa escolha, mantendo esses produtos muito vivos por muito mais tempo.


Compartilhe