Em 10 de março de 2000, Bill Gates apresentou o primeiro console da Microsoft, o Xbox original. E o fez com um protótipo assombroso.

O produto final foi bem diferente no formato, mas naquela apresentação foi visto um console com carcaça de alumínio com forma de X. O protótipo ainda existe, está exposto com o novo Centro de Visitas da Microsoft em Redmond, e ainda funciona.

 

 

Aquela apresentação marcou um ponto de inflexão em um setor que parecia dominado pela Sony com o seu PlayStation. E aquele protótipo não era o único com aquela aparência. Várias máquinas foram produzidas com aquele formato, e custavam US$ 18 mil por conta da sua construção a partir de um bloco sólido de alumínio.

Em novembro de 2016, um dos diretores de marketing da Microsoft compartilhou o vídeo onde podemos ver um dos protótipos em um dos escritórios da empresa.

E uma dessas unidades foi parar no centro de visitas da Microsoft, e é surpreendente em vários aspectos.

 

 

A aparência final do Xbox original era bem diferente, mas inclusive recebeu uma Launch Team Edition, com diferentes cores e carcaças translúcidas, mostrando a tendência de designs específicos e edições especiais para o videogame, algo que perdura nos tempos atuais.

 

 

O Xbox original foi um sucesso. Vendeu 24 milhões de unidades ao redor do mundo. Muito abaixo do PS2 com quem competia (150 milhões), mas um excelente começo para a Microsoft, que se tornou uma das mais relevantes do setor.