ProtonVPN liberou todos os códigos dos seus apps. O que isso significa? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia ProtonVPN liberou todos os códigos dos seus apps. O que isso significa? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | ProtonVPN liberou todos os códigos dos seus apps. O que isso significa?

ProtonVPN liberou todos os códigos dos seus apps. O que isso significa?

Compartilhe

Em 2017, o ProtonMail, serviço de e-mail codificado do CERN, lançou o ProtonVPN, seu serviço de VPN próprio. E com tantos provedores de VPN e toda a desconfiança e polêmica que esse tipo de serviço gera, essa plataforma passou por uma auditoria de segurança independente, para ser mais transparente. De quebra, ofereceu o código open source para todos os aplicativos que adotam o seu serviço.

 

 

VPN open source sob licença GPLv3

O ProtonVPN é um dos serviços mais respeitáveis e recomendados dentro da sua categoria, principalmente por ativistas ou jornalistas que já usam o ProtonMail, mas também por usuários com necessidades de privacidade e segurança.

Agora, esse é presumivelmente o primeiro provedor de VPN que libera o código de seus aplicativos, se submetendo a uma auditoria desse nível. Com isso, a empresa quer estabelecer serviços transparentes, apresentando uma linha de trabalho e conduta diferente.

Os serviços de VPN são uma área que, em particular, precisa com urgência de melhorias. Estudos revelam que mais de um terço das plataformas de VPN para Android contém malwares, muitos VPNs importantes sofreram falhas de segurança, sem falar nos serviços gratuitos que afirmam proteger a privacidade dos usuários mas que, na realidade, estão vendendo secretamente os dados dos seus clientes para terceiros.

De um modo geral, existe uma falta de transparência e responsabilidade por parte de quem opera os serviços de VPN, suas qualificações de segurança e se eles realmente se ajustam de forma plena às leis de privacidade existentes, como é o caso da GDPR.

A partir de agora, o ProtonVPN tenta fazer diferente e, quem sabe, iniciar uma nova fase dentro desse segmento. Você pode encontrar o código fonte dos aplicativos desse VPN para Windows, macOS, iOS e Android na sua página do GitHub sob a licença copyleft GPLv3. Também foram publicados links para os diferentes relatórios de auditoria realizada apela empresa de segurança SEC Consult, onde foram submetidos todos os aplicativos da empresa.

 

 

Via @ProtonVPN


Compartilhe