A Samsung quer que o usuário controle a TV com o poder da mente, através do Project Pontis.

O projeto nasceu como resultado da parceria entre a Samsung e o Centro de Neuroprotésica da Escola Politécnica Federal de Lausane (Suíça). O objetivo é obter o controle da TV com as ondas cerebrais via software, dispensando o uso do controle remoto.

O foco principal do projeto está nas pessoas com limitações físicas que não podem controlar a TV com o controle remoto. O método usa as ondas cerebrais para realizar as tarefas mais básicas, como a troca de canais ou de volume.

 

 

O software interpreta o comportamento das ondas cerebrais e traduz em tarefas de TV. Por enquanto, o método exige conectar 64 sensores no usuário, que por sua vez fica olhando um dispositivo de rastreamento de olhos. O Project Pontis busca então desenvolver o software necessário para este objetivo.

 

 

Os benefícios colaterais vão além das pessoas com deficiências físicas, mas também para quem não consegue controlar o próprio corpo. Alguns hospitais da Suíça devem receber o projeto em 2019, com o segundo protótipo do Project Pontis.

 

 

 

Via CNET