Resolvendo o problema dos gestos na MIUI 12

Compartilhe

Muitos usuários da Xiaomi e dos telefones atrelados à marca (Redmi e Poco) que a interface MIUI 12 passou a apresentar falhas com a interação aos gestos depois que o software se tornou compatível com o Android 11.

Isso está gerando dores de cabeça em muita gente, além de matar a experiência de uso em um sentido mais amplo.

Neste post, vamos mostrar como você pode resolver os problemas dos gestos nos smartphones da Xiaomi com a interface MIUI.

 

 

 

Por que isso acontece, e quais smartphones são afetados?

Muitos usuários relatam em fóruns especializados que se depararam com problemas nos gestos da MIUI 12 com Android 11. Os problemas também acontecem com a interface da Xiaomi com Android 10, mas ao menos nesse caso ainda dá para usar os gestos do sistema. Já a última versão está bloqueando mesmo os gestos.

O problema se manifesta pela impossibilidade de usar os gestos na tela, mesmo alterando a área de interação. Vários dispositivos da Xiaomi, Redmi ou Poco estão sofrendo do mesmo problema.

 

 

 

Não é uma novidade…

Fato é que os gestos nos smartphones com a interface MIUI nunca foram tão amigos assim. Por anos os usuários da Xiaomi contam com problemas neste aspecto, limitando a experiência de uso com os dispositivos que utilizam esse software.

Mas vamos apresentar a partir de agora um procedimento que pode servir como solução para esse problema.

 

 

 

Como resolver o problema dos gestos nos smartphones Xiaomi com Android 11

A solução do problema passa pela ampla otimização da MIUI 12, principalmente no processo que devolve à launcher o seu status original e padrão. As atualizações aplicadas deixam arquivos de cache que podem ser a principal origem dessa anormalidade.

 

  • Vá em Ajustes > Aplicativos > Aplicativos instalados
  • Procure pela launcher MIUI, e acesse o item de Memória
  • Apague a memória cache e todos os dados desse aplicativo

 

Feito isso, as configurações personalizadas que você fez na launcher MIUI vão apagar, mas você pode refazer esses ajustes a seu gosto em um momento posterior. Seus dados pessoais não serão afetados com esse procedimento.

Feito isso, verifique se os gestos com a MIUI 12 com Android 11 voltaram à normalidade. Caso contrário, instale a launcher oficial da Poco disponível na Play Store, que foi desenvolvida com as mesmas bases da MIUI 12 e não oferece problemas com a interação ao toque.

Aliás, é a solução mais prática e rápida para resolver esse problema e, em alguns casos, consegue ser melhor que a launcher nativa da Xiaomi.


Compartilhe