Compartilhe

O Redmi 9 é um dos smartphones mais procurados pelos usuários brasileiros, muito por causa de sua excelente relação custo-benefício. Mas ele não esta isento de problemas. Por isso, preparamos esse post que mostra os problemas mais comuns que esse dispositivo pode ter e suas possíveis soluções.

Os problemas no Redmi 9 podem aparecer de formas muito diferentes, principalmente após a atualização para o Android 10 com a MIUI 12. Por outro lado, vale a pena insistir no modelo, pois a Xiaomi já confirmou que o mesmo será atualizado para o Android 11.

Muitos usuários recorrem aos fóruns oficiais da Xiaomi para relatar sobre esses problemas, procurando encontrar a solução com outros usuários do dispositivo. Vamos então ver quais são esses problemas que o Redmi 9 pode enfrentar e suas possíveis soluções.

 

 

 

A tela não gira

 

 

O problema da tela não girar é que, de tempos em tempos, o usuário tem que reiniciar o smartphone para poder utilizá-lo na horizontal.

Solução: elimine a cache do Launcher do sistema em Ajustes > Aplicativos. Apague também a cache de jogos ou aplicativos afetados pelo problema e reinicie o smartphone. Se tudo der errado, use uma ferramenta de rotação de tela de terceiros.

 

 

 

Problemas de desempenho

 

O usuário nota uma lentidão geral no sistema, onde abrir aplicativos e jogar alguns jogos pode ser um grande problema, que pode ter como culpado a ausência de RAM livre para executar apps em segundo plano.

Solução: mantenha o Redmi 9 o mais pleno possível no desempenho liberando memória, apagando aplicativos não desejados, fechando as tarefas em segundo plano para liberar RAM e reiniciando o dispositivo pelo menos uma vez por dia para liberar a memória RAM.

 

 

 

Cartão SIM não está ativo

 

A solução aqui é bem simples, e funciona com outros dispositivos.

Solução: toque na área de notificações na parte superior. Será enviada uma mensagem de verificação para registro do cartão SIM. Se isso não funcionar, reinicie o telefone e repita o processo.

 

 

 

Problemas com o touch da tela

 

Em alguns casos, ao ligar o Redmi 9 pela primeira vez, a tela não responde, e você não consegue sair da primeira tela de configuração:

Solução #1: remova o plástico da tela e o protetor inicial, e remova também qualquer case de terceiros que você colocou no telefone antes da primeira utilização.

Solução #2: deixe pressionado o botão de liga/desliga por pelo menos 10 segundos, até que o smartphone se reinicie. Quando ele voltar a ligar, o touch da tela deve voltar a funcionar.

 

 

 

Problemas com a câmera

 

 

O aplicativo nativo de câmera não aparece ou exibe a mensagem “No system camera found”.

Solução #1: entre em Ajustes > Aplicativos > Câmera e toque no item para apagar dados e cache. Reinicie o smartphone e verifique se o problema desapareceu.

Solução #2: desative o Control Parental em Ajustes > Bem estar digital e controle dos pais, e verifique se o problema foi resolvido.

Solução #3: se nada funcionar, faça novamente o download do aplicativo de Camera, buscando a apk oficial do software clicando nesse link.

 

 

 

Problemas com o WhatsApp

 

As fotos recebidas pelo WhatsApp aparecem torcidas ou com cores estranhas na galeria de fotos do dispositivo.

Solução: Vá em Ajustes > Aplicativos > WhatsApp e apague a cache do aplicativo de mensagens. Também verifique se não há filtros ativos no aplicativo. Reinicie o smartphonee o problema deve ter desaparecido.

 

 

 

Problemas com o comando “Levantar para ativar”

 

A tela do smartphone está acendendo sozinha com um simples movimento, consumindo mais rápido a bateria. Na verdade, esse não é um problema, mas sim uma função que, ocasionalmente, não funciona direito.

Solução: vá em Ajustes da tela de bloqueio e desative a função “Levantar para ativar”. Porém, muitos usuários que desativaram o recurso ainda enfrentam o mesmo problema. Logo, você vai precisar voltar para os ajustes, reativar o recurso, confirmar que ele está ativo e desativar de novo. Então, reinicie o smartphone e faça o teste.


Compartilhe