A Opera lançou a versão de teste do Opera One R2. O navegador está disponível para Windows, macOS e Linux, e tem foco na reprodução de multimídia, gerenciamento de abas e design.
Joanna Czajka, diretora de produto na Opera, destacou a importância do navegador para os usuários que passam horas em frente ao PC (a grande maioria dos usuários de computadores, diga-se de passagem).
A nova versão busca revolucionar a experiência multimídia e aprimorar o trabalho com abas, oferecendo uma alternativa para quem dá foco ao multitarefa durante a navegação na internet.
As novidades do Opera One
O Opera One foi lançado em 2023 com foco na ferramenta de inteligência artificial nativa e desenvolvida pela Opera, a Aria, mas oferecendo novos recursos em diferentes aspectos do navegador.
A versão R2 continua a evolução com um design atualizado e melhorias na arquitetura interna do navegador, enfatizando os benefícios dos usuários que procuram uma alternativa para o consumo de conteúdos de vídeo na internet.
O novo Opera One R2 otimiza o Music Player e o recurso de Vídeo Flutuante, entregando uma maior versatilidade ao usuário. Os controles do Music Player agora podem ser movidos livremente pelo navegador, melhorando a experiência na reprodução de música.
A interface do Opera One R2 foi redesenhada para se adaptar à personalidade de cada usuário. Novos temas e efeitos sonoros foram adicionados para personalizar ainda mais a experiência do navegador.
O Opera One R2 também apresenta a Tela Dividida, permitindo o trabalho simultâneo em duas abas lado a lado, impactando positivamente na produtividade e melhorando a navegação do usuário como um todo.
Outra solução que a Opera encontrou para deixar essa personalização produtiva e, ao mesmo tempo, “divertida” é a inclusão dos emojis de abas.
O usuário pode decorar e marcar abas abertas no navegador, facilitando o reconhecimento do conteúdo dentro de cada aba. Além disso, as abas agora deixam rastros que destacam as mais recentemente visitadas, ajudando ainda mais na organização do que é acessado no navegador web.
Por fim, a inteligência artificial Aria ganhou novas funcionalidades no Opera One, incluindo a geração de imagens e reprodução de voz. Já destacamos essa novidade, que também está presente na versão para smartphones Android do navegador.
O modo Contexto de Página permite uma imersão profunda no conteúdo de uma página em exibição, produzindo resumos, traduzindo o texto e outras tarefas relacionadas.
Quando você pode usar o Opera One R2?
O Opera One R2 já está disponível para testes na versão Developer, e os usuários mais curiosos podem ter acesso antecipado ao navegador web por essa via.
O lançamento da versão final do navegador da Opera está programado para o final do ano, com disponibilidade simultânea em todos os mercados globais.