Jeff Bezos se cansou, e decidiu capitalizar pesado em cima do Prime Video, seguindo o modelo de negócio que está funcionando para todo mundo e que foi criado pelo YouTube, para o nosso desespero: a veiculação de publicidade EM PLANOS PAGOS!
A Amazon começou a notificar assinantes do Prime Video sobre a chegada dos anúncios na plataforma a partir de 2 de abril de 2025. Quem quiser continuar assistindo sem interrupções terá que pagar um valor extra de R$ 10 por mês.
Para quem aceitar os anúncios, nada muda: o serviço segue incluído no pacote Prime sem custo adicional.
E agora? O que você vai fazer da vida (e da sua assinatura na Amazon)?
Como vai funcionar?
Mesmo pagando a taxa extra, alguns conteúdos ainda poderão exibir anúncios, como transmissões ao vivo de esportes e serviços de streaming externos. Algo que, obviamente, faz parte do jogo, e não tem muito como fugir daqui.
Na prática, a Amazon diz que não é responsável por intervalos comerciais em eventos esportivos ao vivo que não são produzidos ou exibidos por ela mesma, muito menos das demais plataformas que você assina dentro do Prime Video.
A empresa promete, no entanto, que a quantidade de propagandas será menor do que a vista na TV ou em outras plataformas de streaming. Algo que é muito relativo, e só vamos descobrir mesmo se isso vai acontecer na prática.
Desde que não seja a indecência da Netflix, que coloca até SEIS INTERVALOS DE PUBLICIDADE POR HORA nos seus conteúdos, já está valendo.
Se bem que… a Netflix oferece a “lei de compensação” pela retenção: quanto mais tempo você deixa o play em um conteúdo, menos comerciais são exibidos.
Embora a Amazon não tenha aumentado o preço do pacote Prime, na prática, criou um novo plano de R$ 29,90 mensais para quem quiser escapar dos anúncios. É dessa forma que Jeff Bezos segue o modelo já adotado por Netflix, Disney+ e Max, que oferecem assinaturas com e sem propagandas.
Não gostou? A porta da rua é serventia da casa
Para os usuários insatisfeitos com a mudança, a única alternativa será cancelar a assinatura do Prime. Segundo a Amazon, quem optar pelo cancelamento receberá um reembolso proporcional ao período contratado e não utilizado, se aplicável.
O grande problema para quem vai cancelar o Amazon Prime Video é o pacote de produtos agregados que você tem em torno do streaming.
Frete grátis nos produtos, os jogos de graça do Amazon Gaming e até mesmo o streaming, que entrega uma boa qualidade de conteúdo.
Para os mais exaltados, eu recomendo esperar um pouco e observar o feedback de outros usuários sobre como está essa experiência de uso no Prime Video com publicidade.
Sei que passa bem longe de ser gostoso pagar para ver propagandas, mas acho que neste caso você corre o risco de perder bem mais do que em outras plataformas.
Além disso, o Prime Video é um dos serviços menos caros entre as plataformas de streaming, e talvez (só talvez) ver a publicidade de tempos em tempos pode não ser algo tão doloroso assim.
Afinal de contas, funcionou para os assinantes da Netflix, que aderiram o Plano Básico com Anúncios sem medo de encontrar a felicidade, principalmente com o fim da divisão de contas na plataforma.
Bom, minha dica é essa: esperar pelo o que está por vir. Ou cancelar o Prime Video de vez.
Via Olhar Digital