Preciso tapar a câmera frontal do celular? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Preciso tapar a câmera frontal do celular? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Preciso tapar a câmera frontal do celular?

Preciso tapar a câmera frontal do celular?

Compartilhe

A essa altura do campeonato, depois de tantos vazamentos de dados, espionagem alheia e violação de privacidade, não podemos culpar os usuários mais paranoicos. Por outro lado, a privacidade na internet é algo que não existe e, por isso, temos que tomar as nossas precauções.

Prevenir é sempre melhor do que remediar.

Por isso, a pergunta que dá título para esse post pode parecer um tanto quanto absurda e exagerada, mas não é: assim como muitas pessoas já adotaram com os seus notebooks, é necessário tapar a câmera frontal do smartphone?

Vamos tentar abordar esse assunto neste post, com o mínimo de seriedade que o assunto exige.

 

 

 

Tapar ou não tapar: eis a questão

Os usuários Android contam com um certo controle na hora de determinar quais são os aplicativos que vão utilizar a câmera e o microfone do smartphone.

E a configuração ideal para manter esse controle sob o seu controle (e não sob o controle do aplicativo que está utilizando tal recurso) é sempre escolher a opção que permite o uso da câmera apenas enquanto aquele app está em uso.

Ou seja, o acesso do aplicativo à câmera não é algo permanente, tal e como acontecia até o Android 9 Pie. No Android 10, é você quem decide quando essa permissão é concedida. E se o aplicativo insistir em abrir a câmera para funcionar, você pode tomar suas providências.

Ou seja, em teoria, você não precisa tapar a câmera do smartphone para aumentar a sua privacidade.

Mas… vai que…

 

 

 

Ainda assim… quero tapar

Eu entendo a sua decisão. Não posso julgar você pelo medo ou receio que flagrem alguma situação constrangedora na sua vida. Por isso, antes de sair aplicando um adesivo horroroso para arruinar o sensor frontal do seu telefone, vou passar algumas dicas para desativar a câmera para que ela não possa ser utilizada de forma alguma.

 

 

 

Desativando a câmera do smartphone

É importante reforçar que, ao adotar tal estratégia, nenhum aplicativo poderá acessar a câmera do smartphone até que você volte a conceder a permissão para que a mesma volte a funcionar.

Para isso, vá em Ajustes > Permissões > Aplicativos, e toque em cada app que você não quer conceder o acesso à câmera. Feito isso, esses softwares não poderão iniciar o aplicativo de câmera de forma automática.

 

 

 

Tapar a câmera do smartphone

Se ainda assim você não está satisfeito, procure por um acessório que bloqueie fisicamente o sensor de câmera. Por favor, não coloque um adesivo ou silver tape para arruinar o sensor fotográfico.

É bem fácil achar esse tipo de acessório em um Amazon ou MercadoLivre da vida. Em alguns casos, ele tem o mesmo formato slide para bloquear o sensor, tal e como fazemos com os nossos notebooks nos últimos anos.

 

 

 

Conclusão

Entendo a preocupação dos usuários em querer bloquear o sensor fotográfico dos smartphones. E até por isso estou oferecendo esse post para ajudar aqueles que entendem que ficarão mais seguros com um bloqueio na lente da câmera.

Por outro lado, também acho que as pessoas não devem se deixar levar pela paranoia completa, já que o Android 10 oferece recursos para isolar a câmera daquele aplicativo mais suspeito.

De qualquer forma, tome a decisão que é melhor para você. Eu só estou oferecendo as alternativas.


Compartilhe