power throttling

Por mais que tentemos economizar energia, os notebooks demandam maior desempenho, e a recarga de tempos em tempos é algo necessário.

Nem sempre é possível poupar a vida útil da bateria, mas o Windows 10 Fall Creators Update trouxe uma novidade que pode prolongar o tempo de uso do computador longe da tomada.

O Power Throttling permite que todos os aplicativos possam ser controlados e eliminados os consumos de energia em segundo plano, entregando ao Windows 10 o controle e o gerenciamento desse recurso.

O Power Throttling já vem ativo para aplicativos do próprio Windows. Cabe ao usuário definir quais aplicativos vai permitir ao Windows gerenciar a energia.

 

 

Abra as Definições do Windows, vá em Sistema > Bateria. Abaixo do percentual de bateria, a opção Utilização de Bateria por Aplicativo deve ser selecionada.

A seguir, veja a lista de todos os aplicativos ativos nas últimas 24 horas consumindo bateria. Cada um deles pode ser consultados individualmente, tanto de forma direta (em primeiro plano) como indireta (em segundo plano). Os dois índices são diferenciados e detalhados.

 

 

Caso o aplicativo permita, ative ou desative o gerenciamento automático do Windows, garantindo assim consumos mais equilibrados. Nem todos os apps podem ser controlados com o Power Throttling, onde todos os que funcionam exclusivamente em primeiro ou segundo plano ficam de fora da regra.

 

 

A partir daí, basta controlar os consumos diretamente na barra de energia do Windows 10, podendo ser ativado ou desativado sempre que você quiser. O Windows vai gerenciar o app sempre que sentir necessário.

Esta é uma forma simples e direta para reduzir o consumo de energia do Windows 10, garantindo assim um pouco mais de tempo de uso.