Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Posso parar de carregar o celular de repente?

Posso parar de carregar o celular de repente?

Compartilhe

Não é incomum ver as pessoas simplesmente desconectando o smartphone do carregador antes do processo de recarga de bateria estar concluído. Principalmente quando precisamos atender a um telefonema ou responder a uma mensagem mais urgente.

E não são poucos que se perguntam se isso é seguro, ou se pode de alguma forma afetar a saúde da bateria ou do smartphone em si.

Vamos tentar responder a esta pergunta neste post, e tentar eliminar as neuras que passam pela mente de alguns usuários.

 

 

 

Perca o medo

Os fabricantes dos smartphones conhecem o comportamento dos seus usuários. Eles sabem que é comum que algumas pessoas acabam interrompendo o processo de recarga de bateria pelos mais diversos motivos, seja para responder a alguém no WhatsApp, seja para atender ao telefonema do chefe ou parente.

Estes são os motivos mais comuns para uma interrupção de recarga de bateria, e os fabricantes acreditam que o usuário tem o direito de fazer isso de vez em quando. Por causa disso, todas as marcas se prepararam e criaram mecanismos de segurança para garantir que nada dê errado quando se faz isso.

Na verdade, sempre foi seguro desconectar o smartphone do carregador antes do processo de recarga ser concluído. Isso foi um mito que as pessoas criaram por pura ignorância. Ou porque estavam acostumadas com a história do “efeito memória” das baterias do passado.

E é justamente sobre a ausência do efeito memória que vale a pena mencionar aqui.

Se você carregou a bateria por apenas 10 minutos ou por uma hora completa, não tem problema. As baterias modernas e os carregadores rápidos foram projetados para esse tipo de situação, sem causar danos maiores à bateria ou ao dispositivo.

Aliás, é recomendado que se carregue a bateria do smartphone, mesmo que seja no tempo mínimo, para evitar que o dispositivo fique com apenas 20% ou menos de carga, pois aí sim a bateria pode perder a sua vida útil aos poucos.

 

 

 

Só tente não fazer isso várias vezes

Desconectar o carregador do smartphone antes do fim da recarga não é um problema, e essa é uma ótima notícia para todos nós. Por outro lado, sempre tem uma recomendação que precisa ser seguida pelos mais distraídos.

A dica aqui é não reconectar o carregador do smartphone logo depois de realizar a desconexão do acessório. Caso contrário, você pode provocar uma flutuação na bateria, o que é um comportamento anormal ou não natural para o dispositivo, e isso pode provocar um erro interno do software, além de danos das células internas deste componente.

Se você usa o carregador do celular normalmente e sem abusos, não terá problemas. Agora, se fica conectando e desconectando o tempo todo o dispositivo do carregador apenas para saber se ele está funcionando direito ou para verificar se a recarga rápida está funcionando, é evidente que algo vai dar errado.

Por isso, vale como dica final aquela velha regra que deveria ser um mantra para a vida de muita gente: uma bela dose de bom senso não faz mal a ninguém, e pode evitar problemas maiores na sua vida.

Você usa um smartphone. Logo, seja você também um ser humano mais “smart”.


Compartilhe