TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Posso danificar o microfone do smartphone se eu insiro nele a chave de ejeção do SIM Card de forma equivocada? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Posso danificar o microfone do smartphone se eu insiro nele a chave de ejeção do SIM Card de forma equivocada?

Posso danificar o microfone do smartphone se eu insiro nele a chave de ejeção do SIM Card de forma equivocada?

Compartilhe

É quase certo que isso também aconteceu com você pelo menos uma vez na vida.

Você está lá, todo empolgado com o seu smartphone novo, e decide utilizar aquela pequena chave metálica para ejetar o slot do SIM Card. Mas a sua afobação por testar logo o telefone faz com que você confunda o pequeno buraco de ejeção do chip com o microfone do telefone.

E, nesse momento, você tem uma pequena parada cardíaca, pois o telefone é novinho e custou alguns milhares de reais do seu suado dinheiro.

Vamos então tentar descobrir se você estragou tudo, ou se existe algum tipo de solução neste caso.

 

 

 

Este é ou não um erro fatal?

O nosso amigo Zack, do lendário canal de vídeos do YouTube JerryRigEverything, estava com a mesma dúvida. E decidiu compartilhar com todos nós quais são os efeitos práticos do infeliz erro em espetar o microfone do smartphone com a chave metálica do SIM Card.

Para isso, ele fez um vídeo demonstrativo, reproduzindo o ato acidental. Considerando que ele está acostumado a torturar os smartphones com testes de resistência insanos, essa história de espetar o microfone do telefone com a chave de ejeção do SIM Card parece ser algo “bem de boa” para ele.

Para mostrar tudo o que acontece por dentro de um dispositivo, ele decide desmontar um Samsung Galaxy S22 Ultra e, em função disso, mostrar em detalhes o seu sensor de vibração.

E usar esse smartphone é algo perfeito neste caso, não apenas porque é um dispositivo que está em grande evidência no momento, mas também porque o microfone desse telefone está posicionado justamente ao lado do orifício de ejeção da bandeja do SIM Card.

Parece que a Samsung fez isso de propósito, já que deixou o buraco do microfone mais estreito, justamente para que o usuário comum ou mais leigo não cometa esse tipo de erro. Dessa forma, se aquele mais desavisado tentar inserir a chave no buraco errado, não vai conseguir chegar até o final e, por consequência disso, não consegue danificar o microfone.

O mesmo acontece em outros dispositivos muito populares, como o Pixel 6 Pro, o Xiaomi Mi 11 e o OnePlus 10 Pro. Em vários casos, os fabricantes concluíram que os usuários não são obrigados a saber logo de cara para o que serve aquele tal buraco, e decidem deixar as bandejas de SIM Card e o microfone em áreas completamente separadas, facilitando a vida dos mais leigos.

 

 

 

E no caso do iPhone?

Já o iPhone 13 Pro Max (e os seus irmãos) colocam o microfone de um lado do dispositivo, mas com um buraco grande o suficiente para confundir os mais distraídos. O resultado do equívoco pode ser uma perda de resistência à água, mas é pouco provável que alguém espete o microfone no caso dos telefones da Apple.

Neste caso, uma olhada rápida no manual de instruções do iPhone eliminam as dúvidas dos mais leigos.

Na maioria dos casos, os smartphones top de linha contam com microfone e slot para SIM Card em áreas bem separadas ou visualmente muito bem definidas, o que reduz as chances de problemas provocados pelos erros de identificação ou utilização equivocada dessa chave ejetora.

Já os smartphones mais antigos e modelos de linha média não contam com medidas similares, de modo que vale a pena ter um pouco mais de calma e perder algum tempo lendo o manual de instruções antes de remover a bandeja do SIM Card para utilizar o chip de sua operadora no seu novo ou antigo smartphone.

Ter um pouco de calma nunca é um conselho ruim. Certo?


Compartilhe