TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Por que você quer o Windows XP rodando no Apple Vision Pro | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Tecnologia | Por que você quer o Windows XP rodando no Apple Vision Pro

Por que você quer o Windows XP rodando no Apple Vision Pro

Compartilhe

O “One More Thing” de Tim Cook na última edição da Worldwide Developers Conference de 2023 (WWDC23) foi o anúncio do Apple Vision Pro, a proposta da gigante de Cupertino no campo de realidade mista.

A demonstração do produto vendeu promessas de recursos interessantes e uma proposta inovadora de interação dentro desse segmento. Mas poucos pararam para pensar no trabalho que vai dar para desenvolver aplicativos que explorem ao máximo o seu potencial.

A diversidade de aplicativos será o segredo do sucesso do Vision Pro, e a Apple sabe disso. Tanto, que rapidamente lançou o kit de desenvolvimento para o seu novo óculos.

E alguém decidiu dar um uso irônico para o Apple Vision Pro: executar uma versão do Windows XP em realidade mista.

 

Não deixam o Windows XP morrer

O Windows XP, que já havia deixado de receber suporte há alguns anos, encontrou um novo lar nos óculos de realidade mista da Apple. Essa façanha foi realizada pela equipe de desenvolvimento da UTM, renomada por suas criações de máquinas virtuais para Mac e outros serviços de desenvolvimento.

Através de uma mensagem publicada no X, o grupo revelou a existência de uma versão completamente funcional e completa do Windows XP para o Vision Pro, abrindo caminho não apenas para a nostalgia, mas também para a viabilidade de interação com outros sistemas operacionais dentro do dispositivo da Apple.

Ainda existem limitações nesse Windows XP. Neste momento, ele não possui suporte de entrada de dados para interação com o sistema operacional. Mas esse obstáculo é temporário, uma vez que tal funcionalidade deve chegar ao projeto nos próximos meses.

Agora, imagine a possibilidade de usar o Vision Pro para navegar pelo Windows XP com gestos e movimentos, produzindo textos ou manipulando arquivos, em um ambiente de realidade mista. Tal experimento pode expandir os horizontes do conceito, ampliando as possibilidades de uso do dispositivo da Apple.

 

Isso é… se a Apple deixar…

Nem tudo são flores com esse projeto, e existe um grande obstáculo a ser superado, que vai além das linhas de programação: a própria Apple.

A política da Apple atualmente veda a presença de emuladores desse tipo em sua loja de aplicativos convencional. Se isso não mudar, o acesso a esse emulador não será tão direto quanto a um download comum, obrigando os usuários a adotar métodos alternativos para executar o Windows XP no Apple Vision Pro.

Neste momento, a opção disponível será através do TestFlight, mediante aprovação do desenvolvedor. E esse procedimento reflete o caráter experimental de uma versão beta de um software.

De qualquer forma, a junção de um sistema operacional lendário da Microsoft com o hardware inovador da Apple, possibilitando a interação por meio de sensores e gestos, é um marco notável e muito interessante na indústria da tecnologia. Isso demonstra não apenas a versatilidade das Vision Pro, mas também a acessibilidade do desenvolvimento para esse dispositivo aparentemente complexo.

É sempre importante lembrar para os mais apressados que essa é apenas a primeira versão do Apple Vision Pro, e mesmo que muitos ainda fiquem reticentes sobre o real potencial do dispositivo, já fica claro que seu ecossistema pode ser robusto o suficiente, já que sua proposta libera o potencial criativo dos programadores.

Só espero que a Apple seja flexível o suficiente para permitir que os desenvolvedores efetivamente possam explorar todas as possibilidades que o Vision Pro dá a entender que permite.


Compartilhe