Alguns conselhos que compartilho neste blog ou no canal de vídeos do YouTube do TargetHD.net precisam ser seguidos por você, que quer se relacionar melhor com o seu smartphone, mas encontra dificuldades até mesmo em localizar aquela foto das férias perdida na Galeria de imagens do dispositivo.
E um dos conselhos mais preciosos para aqueles que adoram registrar vídeos no smartphone é: jamais faça isso quando o seu telefone está com pouca energia armazenada na bateria.
Pode parecer algo óbvio de se recomendar, mas muitos acabam fazendo isso de forma consciente (ou não). E o motivo para não fazer isso é ainda mais óbvio: evitar que a energia se esgote ainda mais rápido, ou que o telefone desligue de forma repentina.
Os argumentos para evitar essa prática ruim e desnecessária
Eu sei que você precisa mandar para o Instagram aquele último Reels comentando o jantar incrível que você teve no Giraffas, mas se o seu telefone estiver com 20% ou menos de bateria, é melhor deixar para falar sobre o bife com batatas fritas no dia seguinte.
Gravar vídeos consome muito mais energia da bateria do smartphone do que você imagina, e a mesma regra vale para as chamadas de vídeo no dispositivo. Para todos os casos, é melhor realizar uma chamada telefônica ou mandar uma mensagem de texto para entrar em contato com a outra pessoa de forma mais ágil e necessária.
Se ainda assim você precisa registrar em imagens o que está fazendo e tem pouca energia na bateria do telefone, faça isso no menor tempo possível. Para isso, tente otimizar o consumo do telefone, algo que é complicado para a maioria dos telefones disponíveis no mercado.
A única marca que entrega nos seus telefones o recurso para gravação de vídeos com a tela desligada é a Xiaomi. Nos demais fabricantes, você pode reduzir o brilho de tela, reduzir a resolução dos vídeos a serem gravados e outros elementos que podem ajudar a consumir menos energia durante o processo.
Mas o mundo perfeito pede mesmo que você não registre fotos ou grave vídeos a partir do smartphone com pouca energia na bateria. Ou use uma powerbank quando precisar realizar essas tarefas no dispositivo.
Um dos principais motivos para evitar o uso da câmera em um smartphone com pouca bateria é o fato do uso simultâneo da câmera e da tela do dispositivo, que é o elemento que mais consome energia. Sem falar que as imagens em reprodução são animadas e contam com som, dois elementos que contribuem a consumir ainda mais energia em qualquer eletrônico.
O quanto de bateria é consumida durante a gravação de vídeos?
A resposta vai depender do tipo de telefone que você possui, considerando a autonomia de bateria, as tecnologias de tela, a qualidade das gravações de vídeos, o sistema operacional, o processador e vários outros aspectos.
Gravar vídeos o tempo todo com a resolução máxima resulta em uma drenagem de bateria muito rápida. Gravar vídeos de vez em quando em uma resolução de baixa qualidade vai gerar um gasto energético menor.
É estimado um consumo de 1% ou mais de bateria para cada dois minutos de vídeos gravados (de novo: os resultados podem variar de acordo com o telefone que você possui).
Ou seja, se você tem 20% de bateria no telefone e faz vídeos de forma contínua, dá para dizer que o dispositivo só vai seguir funcionando por mais 30 minutos no máximo, inclusive se o telefone estiver otimizado para a economia de bateria.
Outra forma eficiente para descobrir qual é o consumo de bateria no uso de câmera é através dos Ajustes do dispositivo, acessando o item Bateria e consultando os detalhes de consumo.
Não existe uma regra de gasto estimado de bateria em um smartphone que grava vídeos o tempo todo, mas o mais provável é que 100% de bateria seja suficiente para até 4 horas de gravação de vídeos, na maioria dos casos.