TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que você deve desativar a rede 2G do seu smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que você deve desativar a rede 2G do seu smartphone

Por que você deve desativar a rede 2G do seu smartphone

Compartilhe

Recentemente, as companhias aéreas dispararam o alerta sobre o uso das redes 5G nos aeroportos dos Estados Unidos, e o governo local está aplicando restrições para esta tecnologia de rede, o que vai atrapalhar um pouco o seu desenvolvimento. Porém, a jurássica rede 2G também possui alguns problemas pendentes.

E não são problemas de funcionamento, mas sim de segurança mesmo. É uma rede tão antiga, que conta com vulnerabilidades que podem ser consideradas como naturais. E, por isso, você precisa desligar esse tipo de rede no seu telefone.

Neste post, mostramos os motivos que determinam essa vulnerabilidade do 2G, e o que você precisa fazer para desligar essa conectividade no seu smartphone.

 

 

 

2G, um protocolo antiquado e inseguro

As redes 2G apareceram no começo dos anos 1990, e permitiu que os celulares pudessem enviar mensagens de texto SMS entre si, além de outros recursos interessantes. Na época, representou um grande avanço para a telefonia móvel, mas hoje é considerada uma ameaça para a integridade dos seus dados.

Apesar do 5G ser uma realidade e o 6G já aparecer no horizonte, o 2G só será extinto de vez no mundo em 2030. Até lá, somos obrigados a lidar com as vulnerabilidades naturais de uma tecnologia que não teve que enfrentar os riscos atuais.

O sistema operacional Android já permite aos usuários que o 2G seja desabilitado nos smartphones, algo que é positivo pela economia na bateria do dispositivo, mas também para evitar as ameaças à nossa segurança de dados.

Um dos problemas que o 2G possui é a sua codificação débil, que pode violar a confidencialidade de dados transmitidos entre o telefone e a torre de telecomunicações. Afinal de contas, estamos falando de uma tecnologia de rede que tem mais de 30 anos de vida.

Outro problema que o 2G oferece é a autenticação da conexão com a torre de telefonia, tornando relativamente simples a simulação da presença de uma torre que não existe. Na prática, um celular pode se conectar nessa torre falsa e, com isso, os dados são violados.

Esses problemas do 2G não serão resolvidos porque, convenhamos, não vale a pena investir tempo e dinheiro em uma tecnologia tão antiga. Por isso, é mais que recomendável que você não use esse tipo de rede, sob nenhuma circunstância, pois os riscos existem.

 

 

 

Como desativar o 2G do seu smartphone

O Google está implementando um método para desativar o 2G no Android 12, mas é possível usar a dica que vamos passar a partir de agora para realizar essa configuração. Isso não é possível no iPhone, pois a Apple não permite o bloqueio de rede em modo manual.

Para o truque funcionar, você precisa recorrer aos códigos de sistema que são ativados a partir do app de telefone do dispositivo:

  1. Abra o aplicativo de telefone no Android e digite o código: *#*#4636#*#* (asterisco, hash, asterisco, hash, quatro, seis, três, seis, hash, asterisco, hash, asterisco).
  2. Ao digitar o código, o Android vai abrir o seu menu de testes. Neste menu, acesse a primeira opção, Informações do Telefone.
  3. No menu suspenso, selecione o item Definir Tipo de Rede Preferencial (ou algo similar).
  4. Vão aparecer diferentes opções, onde você pode escolher (dependendo do seu caso) entre as redes 5G e 4G (NR/LTE) e 5G, 4G e 3G (NR/LTE/WCDMA).
  5. Saia desse menu, e pronto: o uso da rede 2G estará desabilitado (e da rede 3G, dependendo da opção que você escolher).

Compartilhe