Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Por que usar o celular durante a recarga de bateria é uma ideia muito ruim?

Por que usar o celular durante a recarga de bateria é uma ideia muito ruim?

Compartilhe

Hoje, somos muito dependentes dos smartphones. Quero dizer, a maioria de nós. Algumas pessoas ainda conseguem se livrar desse mal moderno, e buscam um pouco de sanidade mental focando o seu tempo em outras prioridades. Porém, para a grande maioria das pessoas que fazem parte da era conectada, o celular é uma ferramenta fundamental. E a maior dor de cabeça que qualquer usuário de um telefone inteligente pode ter é, sem sombra de dúvida, a bateria e os tempos de carga.

A tecnologia nos smartphones melhorou muito ao longo dos anos. Processadores mais potentes, conectividades 4G e 5G, câmeras poderosas, telas maiores… mas o tema da bateria foi ficando para trás, e a maior melhoria nesse aspecto foi no tempo de carga, que é menor com as tecnologias de recarga rápida. Porém, a autonomia de bateria não aumenta, e encontrar a otimização do software em função do hardware se tornou uma das tarefas mais complicadas para os desenvolvedores.

Quem sofre com isso são os usuários mais apressados, ou aqueles que não podem ficar desconectados do mundo em nenhum momento. Por isso, vem a dúvida: é uma má ideia usar os smartphones enquanto o dispositivo está recarregando a sua bateria?

 

 

 

E a resposta é: sim… e não. Depende!

 

 

Tudo vai depender do uso que você vai dar ao seu dispositivo durante o processo de recarga, e o que cada fabricante fala sobre o assunto.

Por exemplo, a Samsung aborda o tema no seu site oficial:

 

“Sim, você pode usar seu smartphone enquanto carrega. Não há perigo em usar o telefone enquanto ele está carregando. Quando você usa o smartphone enquanto está conectado, a bateria carrega a uma velocidade mais lenta do que o normal. A fim de permitir energia suficiente para uso contínuo.”

 

Mas há um porém.

A maioria dos smartphones atuais são inteligentes inclusive no seu processo de recarga da bateria, e o uso durante o processo de recarga faz com que, de um modo geral, o período de carga só se torna mais longo. Mas nada é tão simples quanto parece, e existe um problema adicional que você deve levar em consideração.

Utilizar o smartphone durante a recarga de bateria para revisar mensagens recebidas, dar uma olhada rápida nas redes sociais, verificar os últimos e-mails recebidos ou realizar atividades com pouca demanda de memória não é o problema. Isso não vai causar danos maiores.

Porém, se você utiliza o smartphone durante a recarga para rodar jogos ou fazer uma maratona de séries na Netflix, aí sim você corre o risco de provocar danos a médio ou longo prazo para o seu dispositivo. E o motivo para isso acontecer nada mais é do que o superaquecimento. A temperatura do telefone sobe naturalmente quando o mesmo está conectado ao carregador, e se executamos apps muito pesados para a memória do dispositivo, essa temperatura será ainda maior.

O superaquecimento é o pior inimigo para a vida útil da bateria, especialmente se essa bateria não é original, ou se o carregador não é original. Nos dois casos, o risco de acidentes aumenta ainda mais.

A recomendação direta é, obviamente, usar o smartphone o menos possível durante a recarga da bateria, além de utilizar apenas acessórios originais. É muito melhor prevenir do que remediar. Um pouco de prudência não faz mal a ninguém.


Compartilhe