TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que uma unidade de recuperação do Windows via pendrive é algo tão útil? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que uma unidade de recuperação do Windows via pendrive é algo tão útil?

Por que uma unidade de recuperação do Windows via pendrive é algo tão útil?

Compartilhe

Eu escrevi alguns posts neste blog com tutoriais sobre a criação da unidade de recuperação do Windows. Porém, eu nunca dediquei algum tempo para explicar como essa unidade pode ser importante para a boa saúde do seu computador.

Pois bem, chegou a hora.

Ter uma unidade de recuperação do Windows é algo fundamental para resolver uma série de problemas que podem acontecer com o seu PC, e que nem sempre podem ser remediados por uma outra dica ou truque que dispense uma manutenção mais aprofundada.

Neste post, vamos mostrar quais são os principais cenários onde a unidade de recuperação do Windows é imprescindível para resolver problemas no seu computador.

 

 

 

Recuperar o Windows para as configurações de fábrica

Quando o problema é grave demais para ser resolvido por algum outro passo prévio, ou quando simplesmente queremos vender o computador ou doar o equipamento para outra pessoa, a unidade de recuperação do Windows pode recuperar o sistema operacional para as configurações de fábrica, de forma simples e rápida. É claro que, em todos os casos, vale a pena fazer um backup de todos os seus dados.

 

 

 

Restauração para um ponto anterior

Se o seu computador teve algum problema de conflito de hardware ou software, é possível resolver isso de forma rápida com a restauração para um ponto onde tudo estava funcionando perfeitamente. E é aqui que o ponto de restauração também pode ser a sua salvação.

 

 

 

Voltar para uma versão anterior do Windows

A unidade de recuperação pode desinstalar as últimas atualizações de qualidade ou características que podem resultar em problemas no Windows. Isso eventualmente pode acontecer com o sistema operacional da Microsoft.

 

 

 

Substituir o Windows e dados através de uma imagem do sistema

Você pode criar uma imagem de toda a partição onde o Windows está instalado, e a unidade de recuperação reinstala essa imagem na íntegra na unidade de armazenamento, incluindo arquivos pessoais e aplicativos.

 

 

 

Reparação da inicialização

Se você tem problemas com o arranque do sistema, pode tentar realizar mudanças nesse aspecto com a ajuda da unidade de recuperação, através do diagnóstico do PC. O recurso vai indicar as melhores alternativas para reparar e solucionar os problemas mais comuns no boot do sistema.

 

 

 

Iniciar o prompt de comando

O console do Windows é um dos métodos preferidos para resolução de problemas por parte dos usuários mais veteranos e com os devidos conhecimentos para a esse tipo de manutenção. Para quem tem os conhecimentos necessários, a unidade de recuperação oferece o acesso para essa ferramenta.

 

 

 

Acesso à UEFI

Em alguns casos, o sistema precisa passar por algumas mudanças no firmware para voltar a funcionar perfeitamente. Neste caso, a unidade de recuperação do Windows oferece o acesso às opções avançadas do sistema, permitindo ao usuário realizar as alterações pertinentes.

 

 

 

A unidade de recuperação do Windows é algo realmente útil?

Como se eu precisasse responder a essa pergunta depois de tudo o que eu escrevi até aqui…

De qualquer forma, é importante reforçar que essa unidade de recuperação é imprescindível para resolver os erros do Windows.

É óbvio que ela não é a única forma para solucionar essas falhas, mas é uma das ferramentas mais acessíveis, por já estar integrada ao Windows. Logo, procure estudar bem essa solução, e procure trabalhar com ela sempre que possível.


Compartilhe