TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que um PC atual tem latência maior que um PC da década de 1980? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Desktop PC | Por que um PC atual tem latência maior que um PC da década de 1980?

Por que um PC atual tem latência maior que um PC da década de 1980?

Compartilhe

latência

Os computadores evoluíram muito em quatro décadas, ou que resultou em efeitos positivos e negativos. O principal impacto negativo foi a latência que os equipamentos atuais apresentam.

O tema da latência é uma questão de percepção pessoal, e é difícil demonstrar isso como uma evolução negativa. Dan Luu, engenheiro da Microsoft, publicou um artigo investigativo em seu blog pessoal, analisando o tempo de resposta em equipamentos de diferentes gerações, oferecendo assim números concretos.

 

 

Na primeira tabela, vemos um comparativo de latência entre o Apple 2e (1983), que registra 30 ms de latência, e que fica na primeira posição, mesmo com um processador de 1 MHz, contra o Powerspec g405 (2017), que fica na penúltima posição, com latência de 200 ms, apesar de ter um potente processador Core i7-7700K a 4.2 GHz.

Ou seja, os tempos de resposta dos equipamentos atuais é mais lento que os computadores do passado.

O estudo também avalia os tempos de resposta de diferentes dispositivos móveis (gráfico abaixo), mas em linhas gerais, o grande culpado por essa diferença de latências é a maior complexidade dos equipamentos atuais.

 

 

Isso não se refere apenas ao software, mas também ao hardware, o que é algo normal. Temos que levar em consideração que as configurações de um PC hoje são muito maiores que as dos equipamentos do passado.

 

Via Dan Luu


Compartilhe