TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que são importantes as velocidades de download e upload na internet? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que são importantes as velocidades de download e upload na internet?

Por que são importantes as velocidades de download e upload na internet?

Compartilhe

velocidade de download e upload de internet

De tempos em tempos, vamos utilizar este espaço para revisar conceitos e terminologias importantes dentro da rotina diária no consumo de tecnologia para qualquer pessoa. Neste caso, vamos dar uma olhada mais aprofundada nas velocidades de download e upload na internet.

Enquanto estamos conectados na internet, nossos dispositivos enviam e recebem dados o tempo todo. E, dependendo do tipo de uso que você tem com a sua conexão, um elemento pode ser mais importante que o outro.

Para contribuir com uma maior compreensão dos aspectos técnicos (até mesmo para que você coloque ênfase no que é mais importante para as suas atividades conectadas), vamos explicar melhor como cada conceito funciona, e como eles podem ser úteis para a sua vida.

 

 

 

Velocidade de download

 

 

A velocidade de download indica o quão rápido você pode receber arquivos armazenados nos servidores. Dentro dessa relação bidirecional, esse item determina a quantidade de dados que podem ser trafegados da origem do acesso até o seu computador.

Esse processo vai depender da velocidade de download, que é determinada pelo status do servidor, da qualidade de sua conexão e também do tipo de hardware que vai receber o arquivo. Quanto maior a velocidade a ser alcançada, mais rápido o arquivo vai chegar à unidade de armazenamento.

Outros fatores podem influenciar, como por exemplo se o arquivo é um streaming, um download direto ou um torrent, se o download é em tempo real ou em escalas programadas, entre outros.

 

 

 

Velocidade de upload

 

 

É basicamente o processo contrário da velocidade de download.

Ou seja, é o quão rápido um arquivo pode ser enviado do seu computador para os servidores e serviços. Isso também vai depender de vários fatores, como a velocidade da sua conexão de rede, a capacidade do servidor ou serviço em receber rapidamente um arquivo e a capacidade do seu hardware em enviar esse arquivo de forma mais rápida.

Se a sua velocidade de upload é muito lenta, a experiência de uso será afetada de forma sensível, principalmente nos jogos online, que dependem de um tempo de resposta mais ágil para entregar o melhor desempenho possível durante as partidas.

Muitos usuários não dão muita importância para a velocidade de upload na hora de contratar o seu plano de internet, mas isso está bem longe de ser a realidade prática. Esse item é fundamental para uma boa experiência na web, uma vez que todo o processo é realizado em modo bidirecional o tempo todo.

Por isso, dependendo das necessidades de cada usuário, ter uma velocidade de upload elevada é tão ou até mais importante que um download mais rápido. Youtubers (que precisam enviar pesados vídeos em um curto espaço de tempo) e gamers (que precisam de um baixo tempo de latência para um melhor desempenho durante as partidas) sabem muito bem do que estou falando.

 

 

 

Conclusão sobre a velocidade de download e upload

Quando você precisar contratar o seu novo plano de internet, procure analisar de forma criteriosa as velocidades de download e upload do plano, e busque sempre a melhor relação custo-benefício possível. Um equilíbrio entre esses dois aspectos pode ser a garantia de uma experiência de uso online de boa qualidade para as mais diferentes atividades.


Compartilhe